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http://hdl.handle.net/123456789/1670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Francimar Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T12:09:34Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T12:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. B. Um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática na educação profissional no Instituto Federal da Paraíba Campus Cajazeiras. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1670 | - |
dc.description.abstract | As dificuldades de aprendizagem em Matemática têm comprometido o desempenho escolar de um percentual relevante de discentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), contribuindo para o crescimento de um problema bem conhecido na literatura, a evasão e retenção escolar. Nesse contexto, a deficiência na base teórica configura-se como um grande desafio no desenvolvimento acadêmico dos discentes ao longo do curso. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivos investigar os fatores que contribuem com as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, bem como desenvolver um software educacional na área de Trigonometria que aprimorasse e inovasse em relação aos métodos tradicionais de ensino, tendo como estudo de caso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cajazeiras. A metodologia adotada estruturou-se por meio da pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário online (Google Forms), aplicado a estudantes que concluíram os cursos de Edificações, Eletromecânica e Informática na instituição, no ano letivo de 2024. Como produto educacional, foi desenvolvido um Game Trigonométrico, com o propósito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria de forma interativa, atrativa e eficaz. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de ensino e aprendizagem em Matemática no IFPB Campus Cajazeiras é influenciado por múltiplos fatores, entre os quais se destacam: a vulnerabilidade social dos alunos, a predominância de metodologias tradicionais de ensino, a descontextualização da Matemática em relação à realidade dos estudantes e fatores emocionais. A avaliação do Game Trigonométrico pelos alunos revelou um desempenho altamente satisfatório nos aspectos analisados, alcançando índices de aprovação próximos ou iguais a 100% em vários quesitos. Conclui-se que os resultados desta pesquisa têm potencial para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática, diminuindo, dessa forma, as barreiras da aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico, Técnico e Tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Software Educacional | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática na educação profissional no Instituto Federal da Paraíba Campus Cajazeiras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática na educação profissional no Instituto Federal da Paraíba Campus Cajazeiras.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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