Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1689
Título: A formação humana integral nas aulas de educação física: contribuições no IFPE – Campus Pesqueira
Autor(es): Paiva, Júlio César dos Santos
Palavras-chave: Educação Profissional
Formação Humana Integral
Educação Física
Saúde
Data do documento: 2025
Citação: PAIVA, J. C. S. A formação humana integral nas aulas de educação física: contribuições no IFPE – Campus Pesqueira.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Este estudo teve como propósito investigar a contribuição da Educação Física para os discentes do IFPE-Campus Pesqueira, no contexto pedagógico da formação humana integral. Quanto ao método, esta pesquisa caracterizou-se, quanto à sua natureza, como aplicada. A abordagem adotada foi predominantemente qualitativa, com suporte em dados descritivos. A análise dos dados concentrou-se na verificação da ocorrência ou não de aprendizagem significativa, a partir da comparação entre o questionário inicial e o final. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), situado na cidade de Pesqueira, no estado de Pernambuco. A turma escolhida foi a do 1º ano do Ensino Médio Integrado do curso de Turismo, composta por 23 alunos, os quais, de forma voluntária, optaram por participar do estudo. O projeto teve como objetivo principal analisar os dados obtidos por meio da técnica de análise de conteúdo, uma vez que todos os questionários continham perguntas abertas. Nesse sentido, foram examinadas todas as palavras e frases produzidas pelos discentes, utilizando-se o software Atlas.ti. Os autores de referência para a análise dos dados foram Bardin, Marconi e Lakatos, por serem reconhecidos na área de metodologia da pesquisa científica e, em especial, nos estudos sobre análise de conteúdo. Os resultados obtidos nas questões propostas possibilitaram alcançar os objetivos definidos, mediante os relatos apresentados pelos discentes. Considera-se, portanto, que este estudo ressalta que o compromisso com uma educação verdadeiramente emancipadora exige esforços contínuos, tanto na esfera individual quanto na coletiva, dentro dos ambientes educativos. A consolidação da formação humana integral nas aulas de Educação Física demanda não apenas vontade político- administrativa, mas também engajamento ético-pedagógico permanente por parte dos atores escolares envolvidos nesse processo transformador. O propósito da profissão docente é transformar vidas de maneira significativa, por meio de uma educação pública, de qualidade e socialmente justa, que promova uma formação integral a partir de uma prática crítica e reflexiva.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1689
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.