Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1693
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dc.contributor.authorBezerra, Victor Emanuel Lima-
dc.date.accessioned2025-10-28T18:39:30Z-
dc.date.available2025-10-28T18:39:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBEZERRA, V. E. L. Educação em direitos humanos: revisão sistemática sobre a integração entre educação em direitos humanos e educação profissional e tecnológica no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1693-
dc.description.abstractEste trabalho investiga as contribuições da Educação em Direitos Humanos (EDH) para a formação cidadã de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na modalidade de Ensino Médio Integrado (EMI), ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apesar da relevância da EDH como eixo formativo transversal, estudos recentes apontam que sua presença nas escolas técnicas ainda é pontual, fragmentada e pouco institucionalizada, o que compromete sua efetividade na formação integral dos estudantes (Ferreira; Moura Neto, 2021; Costa; Parente, 2023). A pesquisa justifica-se por duas dimensões complementares: teórica, ao dialogar com autores que compreendem a educação como prática política e ética (Fraser, 2006; Honneth, 2003; Freire, 1996; Candau, 2012; Frigotto, 2017); e prática, ao responder à carência de referenciais e materiais pedagógicos que auxiliem os docentes na implementação da EDH na EPT. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, bibliográfica e documental, orientada pelo método indutivo. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática de Literatura, com base em critérios explícitos de seleção, extração e análise de onze estudos publicados entre 2019 e 2025. A análise de conteúdo, conforme Bardin (2011) permitiu identificar sentidos atribuídos à EDH, lacunas formativas e possibilidades de integração curricular. Os resultados revelam que a EDH, quando articulada à EPT, favorece práticas pedagógicas emancipadoras, críticas e contextualizadas, contribuindo para a formação omnilateral dos estudantes e para o fortalecimento do papel social da escola técnica. Como produto educacional, foi elaborado um Guia Pedagógico Multimodal voltado para docentes da Rede Federal, com estratégias teóricas e práticas para a inserção da EDH no planejamento curricular do EMI. Conclui-se que a EDH pode ampliar a função formativa da EPT para além da dimensão técnica, promovendo uma educação comprometida com a justiça social, o reconhecimento da diversidade e a emancipação dos sujeitos.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação em direitos humanospt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos: revisão sistemática sobre a integração entre educação em direitos humanos e educação profissional e tecnológica no ensino médio integradopt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



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