Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1693
Título: Educação em direitos humanos: revisão sistemática sobre a integração entre educação em direitos humanos e educação profissional e tecnológica no ensino médio integrado
Autor(es): Bezerra, Victor Emanuel Lima
Palavras-chave: Educação
Educação em direitos humanos
Educação profissional e tecnológica
Ensino Médio Integrado
Formação cidadã
Data do documento: 2025
Citação: BEZERRA, V. E. L. Educação em direitos humanos: revisão sistemática sobre a integração entre educação em direitos humanos e educação profissional e tecnológica no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga as contribuições da Educação em Direitos Humanos (EDH) para a formação cidadã de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na modalidade de Ensino Médio Integrado (EMI), ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apesar da relevância da EDH como eixo formativo transversal, estudos recentes apontam que sua presença nas escolas técnicas ainda é pontual, fragmentada e pouco institucionalizada, o que compromete sua efetividade na formação integral dos estudantes (Ferreira; Moura Neto, 2021; Costa; Parente, 2023). A pesquisa justifica-se por duas dimensões complementares: teórica, ao dialogar com autores que compreendem a educação como prática política e ética (Fraser, 2006; Honneth, 2003; Freire, 1996; Candau, 2012; Frigotto, 2017); e prática, ao responder à carência de referenciais e materiais pedagógicos que auxiliem os docentes na implementação da EDH na EPT. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, bibliográfica e documental, orientada pelo método indutivo. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática de Literatura, com base em critérios explícitos de seleção, extração e análise de onze estudos publicados entre 2019 e 2025. A análise de conteúdo, conforme Bardin (2011) permitiu identificar sentidos atribuídos à EDH, lacunas formativas e possibilidades de integração curricular. Os resultados revelam que a EDH, quando articulada à EPT, favorece práticas pedagógicas emancipadoras, críticas e contextualizadas, contribuindo para a formação omnilateral dos estudantes e para o fortalecimento do papel social da escola técnica. Como produto educacional, foi elaborado um Guia Pedagógico Multimodal voltado para docentes da Rede Federal, com estratégias teóricas e práticas para a inserção da EDH no planejamento curricular do EMI. Conclui-se que a EDH pode ampliar a função formativa da EPT para além da dimensão técnica, promovendo uma educação comprometida com a justiça social, o reconhecimento da diversidade e a emancipação dos sujeitos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1693
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



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