Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Leandro Dias Loiola-
dc.date.accessioned2025-11-03T15:18:51Z-
dc.date.available2025-11-03T15:18:51Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARDOSO, L. D. L. Química com protagonismo estudantil: uso de metodologias ativas no ensino médio. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1699-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Química, sob a orientação da Profa. Me. Delza Cristina Guedes Amorim.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de metodologias ativas no ensino de Química durante o estágio supervisionado obrigatório, evidenciando suas contribuições para o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como um relato de experiência de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido em turmas do ensino médio da rede pública, nas quais foram aplicadas quatro abordagens: gamificação, estudo de caso, ensino por investigação e POGIL (Process Oriented Guided Inquiry Learning). As atividades foram planejadas e executadas considerando o perfil das turmas, o conteúdo programado e os recursos disponíveis, com observações registradas em relatórios e devolutivas reflexivas. Os resultados indicaram que o uso das metodologias ativas favoreceu a motivação, a cooperação e a autonomia dos estudantes, além de potencializar o raciocínio crítico e o interesse pelos conteúdos químicos. Constatou-se, ainda, que o papel mediador do professor é essencial para conduzir a aprendizagem ativa e promover a integração entre teoria e prática. Conclui-se que a adoção dessas estratégias amplia as possibilidades didáticas no ensino de Química, fortalecendo a formação docente e a construção de uma prática pedagógica inovadora e significativa.pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleQuímica com protagonismo estudantil: uso de metodologias ativas no ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - QUÍMICA COM PROTAGONISMO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.