Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1699
Título: Química com protagonismo estudantil: uso de metodologias ativas no ensino médio
Autor(es): Cardoso, Leandro Dias Loiola
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino de Química
Ensino médio
Data do documento: 2025
Citação: CARDOSO, L. D. L. Química com protagonismo estudantil: uso de metodologias ativas no ensino médio. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de metodologias ativas no ensino de Química durante o estágio supervisionado obrigatório, evidenciando suas contribuições para o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como um relato de experiência de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido em turmas do ensino médio da rede pública, nas quais foram aplicadas quatro abordagens: gamificação, estudo de caso, ensino por investigação e POGIL (Process Oriented Guided Inquiry Learning). As atividades foram planejadas e executadas considerando o perfil das turmas, o conteúdo programado e os recursos disponíveis, com observações registradas em relatórios e devolutivas reflexivas. Os resultados indicaram que o uso das metodologias ativas favoreceu a motivação, a cooperação e a autonomia dos estudantes, além de potencializar o raciocínio crítico e o interesse pelos conteúdos químicos. Constatou-se, ainda, que o papel mediador do professor é essencial para conduzir a aprendizagem ativa e promover a integração entre teoria e prática. Conclui-se que a adoção dessas estratégias amplia as possibilidades didáticas no ensino de Química, fortalecendo a formação docente e a construção de uma prática pedagógica inovadora e significativa.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Química, sob a orientação da Profa. Me. Delza Cristina Guedes Amorim.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - QUÍMICA COM PROTAGONISMO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.