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http://hdl.handle.net/123456789/1706| Título: | Metodologias ativas como instrumento para aperfeiçoar o trabalho docente: um estudo no 1º ano do Curso de Edificações do Ensino Médio Integrado do IFSERTÃOPE - Campus Salgueiro |
| Autor(es): | Bezerra, Márcia Rejane Ferreira Rocha |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas Ensino Médio Integrado Protagonismo Educação profissional e Tecnológica |
| Data do documento: | 2022 |
| Citação: | BEZERRA, M. R. F. R. Metodologias ativas como instrumento para aperfeiçoar o trabalho docente: um estudo no 1º ano do Curso de Edificações do Ensino Médio Integrado do IFSERTÃOPE - Campus Salgueiro. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022. |
| Resumo: | O presente estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do IF Sertão PE - Campus Salgueiro. O objetivo foi analisar as metodologias ativas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem no curso de Edificações do ensino médio integrado, no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma revisão e análise de literatura, planejamento com os docentes de um plano de aplicação das metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e Gamificação, e questionários com cinco professores e quinze estudantes, com o intuito de complementar as percepções e análises. O estudo se baseou numa perspectiva exploratória, explicativa e descritiva numa abordagem qualitativa. As pesquisas bibliográficas apontam que as metodologias ativas são caminhos que contribuem na promoção e reconhecimento dos alunos como sujeitos integrantes do processo ensino aprendizagem, possibilitando o protagonismo, aprendizagem significativa, autonomia, desenvolvimento do senso crítico, cooperação e criatividade. A pesquisa de campo mostrou que os docentes buscam formação continuada diante das necessidades, mas especificamente em metodologias ativas e em TICs acontecem de forma moderada da mesma forma o uso em sala de aula, pois mesmo sendo usadas os alunos não enxergam como metodologias ativas. Como produto educacional foi desenvolvido um manual de boas práticas em metodologias ativas. Conclui-se com a pesquisa a necessidade de um olhar mais direcionado para o uso das metodologias ativas na Educação profissional e Tecnológica, pois se mostram como possibilidades no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao mundo do trabalho na sociedade atual. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1706 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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