Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1706
Título: Metodologias ativas como instrumento para aperfeiçoar o trabalho docente: um estudo no 1º ano do Curso de Edificações do Ensino Médio Integrado do IFSERTÃOPE - Campus Salgueiro
Autor(es): Bezerra, Márcia Rejane Ferreira Rocha
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
Ensino Médio Integrado
Protagonismo
Educação profissional e Tecnológica
Data do documento: 2022
Citação: BEZERRA, M. R. F. R. Metodologias ativas como instrumento para aperfeiçoar o trabalho docente: um estudo no 1º ano do Curso de Edificações do Ensino Médio Integrado do IFSERTÃOPE - Campus Salgueiro. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: O presente estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do IF Sertão PE - Campus Salgueiro. O objetivo foi analisar as metodologias ativas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem no curso de Edificações do ensino médio integrado, no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma revisão e análise de literatura, planejamento com os docentes de um plano de aplicação das metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e Gamificação, e questionários com cinco professores e quinze estudantes, com o intuito de complementar as percepções e análises. O estudo se baseou numa perspectiva exploratória, explicativa e descritiva numa abordagem qualitativa. As pesquisas bibliográficas apontam que as metodologias ativas são caminhos que contribuem na promoção e reconhecimento dos alunos como sujeitos integrantes do processo ensino aprendizagem, possibilitando o protagonismo, aprendizagem significativa, autonomia, desenvolvimento do senso crítico, cooperação e criatividade. A pesquisa de campo mostrou que os docentes buscam formação continuada diante das necessidades, mas especificamente em metodologias ativas e em TICs acontecem de forma moderada da mesma forma o uso em sala de aula, pois mesmo sendo usadas os alunos não enxergam como metodologias ativas. Como produto educacional foi desenvolvido um manual de boas práticas em metodologias ativas. Conclui-se com a pesquisa a necessidade de um olhar mais direcionado para o uso das metodologias ativas na Educação profissional e Tecnológica, pois se mostram como possibilidades no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao mundo do trabalho na sociedade atual.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1706
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.