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http://hdl.handle.net/123456789/1708Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Lima, Ivanildo da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T19:27:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T19:27:23Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, I. S. Comissão de heteroidentificação e o direito a uma educação com equidade: estudo no Campus Cedro do IFCE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1708 | - |
| dc.description.abstract | As Comissões de Heteroidentificação são mecanismo práticos, pensados como forma de assegurar a correta e efetiva aplicação das políticas públicas afirmativas de cotas raciais para o ingresso nas instituições públicas de ensino e concursos públicos. Este trabalho de pesquisa faz parte do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT campus de Salgueiro do IFSertão-PE. O objetivo principal desta pesquisa é analisar as mudanças no processo de ocupação das vagas de cotas raciais desencadeadas pelo procedimento de heteroidentificação étnico-racial dos candidatos que optam por concorrer às vagas pelo sistema de cotas raciais. Anteriormente à instalação da comissão de heteroidentificação, os processos de ocupação das vagas reservadas a candidatos negros pretos e negros pardos se davam unicamente pelo quesito da autodeclaração racial. Com a instalação da Comissão de Heteroidentificação no campus cedro do IFCE, passam a valer as regras impostas pela Resolução no 87, de 07 de outubro de 2019 do IFCE que determina a criação de comissões de heteroidentificação nas unidades do Instituto Federal de Educação do Ceará. Busca-se entender de qual forma isso impactou os trabalhos dos setores responsáveis por pelos processos de seleção e também pelos setores de controle acadêmico e matrículas. Obter respostas de como essa medida teve influência sobre a aplicação do direito aos grupos que devem ser atingidos pelas políticas afirmativas de reservas de vagas. Os participantes da investigação foram os integrantes que trabalharam na Comissão de Heteroidentificação nos processos seletivos e os profissionais do setor de matrículas do campus Cedro IFCE durante o período da pesquisa. Como metodologia se enquadra em uma pesquisa qualitativa, também se tratando de uma pesquisa de campo, no qual foi utilizado como instrumento para coletar os dados questionários semiestruturados. Os resultados obtidos na pesquisa alcançaram os objetivos pensados no início do estudo, nos possibilitando entender o impacto da instalação da Comissão de Heteroidentificação na correta ocupação das vagas de cotas raciais nos processos de entrada de alunos(as) no campus Cedro, confirmando ser um instrumento de combate a distorções e fraudes nesses processos. Outro objetivo deste estudo foi a elaboração de uma cartilha esquematizada de maneira acessível com os principais pontos das normas que cuidam em regulamentar as regras de participação e contemplação nas vagas reservadas às cotas para candidatos negros pretos e Negros pardos. Por fim trouxe para o foco de discussões as questões de direitos da população negra e o debate sobre racismo no meio acadêmico do campus Cedro do IFCE. | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas de educação | pt_BR |
| dc.subject | Comissões de Heteroidentificação | pt_BR |
| dc.subject | Direito à Educação | pt_BR |
| dc.subject | Equidade | pt_BR |
| dc.title | Comissão de heteroidentificação e o direito a uma educação com equidade: estudo no Campus Cedro do IFCE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| DIssertação - COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO E O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO COM EQUIDADE.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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