Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1712
Título: Qualidade pós-colheita de genótipos de goiaba da EMBRAPA Semiárido
Autor(es): Pereira, Rebeca Queiroz
Palavras-chave: Goiaba
Pós-colheita
Conservação
Data do documento: 2025
Citação: PEREIRA, Rebeca Queiroz. Qualidade pós-colheita de genótipos de goiaba da EMBRAPA Semiárido. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 48 f., 2025.
Resumo: O cultivo de goiabeiras tem um papel fundamental na fruticultura brasileira, especialmente na produção de goiabas de polpa vermelha, que são amplamente cultivadas no país. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a qualidade pós-colheita e o potencial de armazenamento de goiabas de diferentes genótipos colhidas na maturação fisiológica e armazenadas a 9ºC por 21 dias. Foram selecionados um total de 21 genótipos, com 3 repetições de 2 frutos por unidade experimental. Totalizando 12 frutos dos genótipos, dos quais seis frutos foram avaliados na colheita e seis frutos foram avaliados após o armazenamento a 9ºC por 21 dias. Os frutos foram avaliados para perda de massa fresca, firmeza da polpa, cor da casca e polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e a relação SS/AT. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, onde os genótipos corresponderam às parcelas e os tempos de armazenamento representam às subparcelas, utilizando o delineamento inteiramente casualisados (DIC). Dos 21 genótipos avaliados, apenas um genótipo com polpa branca (PSP110) os demais têm polpa vermelha. O genótipo PSP38 apresentou após o armazenamento coloração de polpa vermelha mais intensa entre os genótipos avaliados. O genótipo PSR33 evidenciou-se por apresentar elevados teores de sólidos solúveis, bem como uma alta relação SS/AT. Todos os genótipos avaliados apresentaram perda de massa fresca dentro dos limites aceitáveis, inferiores a 10%. O genótipo PR66 apresentou potencial para armazenamento por manter maior firmeza de polpa, altos teores de SS e AT ao final do período de armazenamento, manteve a coloração da casca para os índices L e hº e da polpa para o índice C no armazenamento a 9ºC.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1712
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE GENÓTIPOS DE GOIABA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO.pdf995,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.