Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1734
Título: DISTORÇÕES CONCEITUAIS NA NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.
Autor(es): MORORÓ, ADAUTO DOS SANTOS
Palavras-chave: Educação
Livro didático
Distorções conceituais
Nomenclatura de aromáticos
Ensino de química
Data do documento: 2025
Citação: MORORÓ, ADAUTO DOS SANTOS. Distorções conceituais na nomenclatura de Hidrocarbonetos aromáticos: uma análise em livros didáticos de química do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 38f., 2025.
Resumo: O intuito desse trabalho foi analisar possíveis distorções/erros presentes em livros didáticos de química do 3° ano do ensino médio, referente ao conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos, trazendo as implicações pedagógicas. A pesquisa, de caráter qualitativo (analítica exploratória), visou analisar possíveis distorções/erros presentes em livros didáticos de química do 3° ano do ensino médio, referente ao conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos, trazendo as implicações pedagógicas.A revisão bibliográfica citou autores como Carrascosa (2005), Silva e Dutra-Pereira (2018), Langhi e Nardi (2007), que tratam de erros em livros didáticos, assim como Matos et al. (2006) e Taskin e Bernholt (2014), que argumentam sobre distorções na nomenclatura de compostos químicos. O tratamento das informações e dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que distorções e/ou erros conceituais são comuns nas obras do ensino médio analisadas. O trabalho reforça a necessidade de maior rigor na produção e seleção dos livros didáticos, para o ensino médio. O presente estudo pôde contribuir para a verificação da real presença de erros ou distorções conceituais nos três exemplares do ensino médio estudados, além de propor sugestões para possíveis melhorias. Como perspectiva futura há a possibilidade de produção de uma cartilha com sugestões específicas para as representações, denominações e definições envolvendo a temática da nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1734
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ADAUTO DOS SANTOS MORORÓ.pdfDISTORÇÕES CONCEITUAIS NA NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.716,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.