Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1757
Título: Filosofias afro-brasileiras no ensino médio do piauí: confluências contracoloniais com Nêgo Bispo
Autor(es): Sousa, Francisco das Chagas de
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de filosofia
Filosofia afro-brasileira
Data do documento: 2025
Citação: SOUSA, Francisco das Chagas de. Filosofias afro-brasileiras no ensino médio do piauí: confluências contracoloniais com Nêgo Bispo. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 135 f., 2025.
Resumo: Essa pesquisa propõe mostrar possíveis contribuições das filosofias afro-brasileiras, no ensino de filosofia, do Ensino Médio, em especial no Centro de Ensino de Tempo Integral Coelho Rodrigues” em Picos/PI. Analisando possíveis vieses que dificultam as inter-relações e os diálogos com essas filosofias, que se encontram ausentes, nos componentes curriculares da escola. A revisão bibliográfica, seguidas de descrições e interpretações, serão os métodos que utilizaremos. Destacamos, portanto, elementos essenciais de filosofias afro-brasileiras que trazem contribuições para a pesquisa, acrescidas de perspectivas de filósofos/as afrobrasileiros/as que contribuem para que a “afro-filosofia” seja mais difundida e alcance os seus resultados esperados. Concluímos que os nossos resultados de inter-relações e diálogos com os saberes e referentes às populações negras resultam em mais respeito às diversidades e as pluralidades filosóficas, questionando tradicionalismos, sob as formas de imposições e homogeneidades. Dentre as principais referências, podemos destacar a de Nego Bispo (2007, 2015), Djamila Ribeiro (2017, 2019), Severino Ngoenha (2011, 2016), Castiano (2015). Esse projeto tem como objetivo pesquisar, sobre possíveis contribuições, das filosofias afrobrasileiras, no ensino de filosofia, do Ensino Médio, em especial no “Centro de Ensino de Tempo Integral Coelho Rodrigues”. Analisar possíveis vieses que dificultam as inter-relações e os diálogos com essas filosofias, que se encontram ausentes, nos componentes curriculares da escola. A revisão bibliográfica, seguidas de descrições e interpretações, serão os métodos que utilizaremos. Destacaremos, portanto, elementos essenciais de filosofias afro-brasileiras que trazem contribuições para a pesquisa, acrescidas de perspectivas de filósofos/as africanos/as e filósofos/as brasileiros/as que contribuem para que a “afro-filosofia” seja mais difundida e alcance os seus resultados esperados. Com efeito, esperamos que nossos resultados de interrelações e diálogos com os saberes, referentes às populações negras, resultem em mais respeito às adversidades e as pluralidades filosóficas, mas que questionem tradicionalismos, sob as formas de imposições e homogeneidades.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1757
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.