Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/214
Título: Avaliação das condições higiênico-sanitárias no setor de panificação de um supermercado da cidade de Salgueiro - PE
Autor(es): SIlva, Maria Andréa Felizardo dos Santos
Palavras-chave: Vigilância Sanitária
Controle higiênico-sanitário
Panificação
Boas práticas de fabricação - BPF
Procedimento Operacionais Padronizados - POP
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Maria Andréa Felizardo dos Santos. Avaliação das condições higiênico-sanitárias no setor de panificação de um supermercado da cidade de Salgueiro - PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 93f., 2016.
Resumo: fabricação de alimentos seguros e de qualidade parece uma tarefa fácil, no entanto representa um importante desafio, para os setores de serviços de alimentação. Mesmo com os avanços tecnológicos nas áreas de produção e controle de qualidade dos alimentos, a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s) ou Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA’s), vem crescendo anualmente (LIBÂNIO; GONDIM e SOUSA, 2015). Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias no setor de panificação de um supermercado da cidade de Salgueiro-PE. Para tanto, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: Inteirar-se sobre os trabalhos realizados rotineiramente pela vigilância sanitária municipal nos estabelecimentos comerciais do setor alimentício no município de Salgueiro-PE; Verificar a execução da legislação municipal vigente; Selecionar, de acordo com as notificações efetuadas, um estabelecimento para implantação de uma ferramenta de melhoria da qualidade (Procedimento Operacional Padronizado – POP), bem como um setor de maior demanda e produção; Realizar pesquisa de campo através de um questionário com consumidores dos estabelecimentos do setor alimentício do município de Salgueiro-PE; Aplicar a lista de verificação contida na RDC nº 275/2002; Averiguar as conformidades e não conformidades obtidas através dos resultados contidos na lista de verificação; Elaborar o POP de higiene das mãos dos manipuladores; Sensibilizar os proprietários e funcionários sobre a importância das Boas Práticas de Fabricação (BPF); Ofertar um treinamento sobre as BPF e higienização das mãos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano para a obtenção do título de Tecnólogo em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/214
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.