Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/343
Título: Avaliando a usabilidade do software educacional GCOMPRIS: estudo de caso com os educandos do Ensino Fundamental
Autor(es): Souza, Aline Bezerra de
Palavras-chave: GCompris - Software educacional
Avaliação de usabilidade
Avaliação heurística
Aprendizagem educacional
Data do documento: 2014
Citação: SOUZA, A. B. Avaliando a usabilidade do software educacional GCOMPRIS: estudo de caso com os educandos do Ensino Fundamental. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 57f., 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados obtidos durante a realização da avaliação de usabilidade do Software Educacional GCompris programa educacional que contém diversas atividades educacionais para crianças de 2 a 10 anos de idade. Partido de um estudo de caso realizado em uma escola da rede municipal de Petrolina na modalidade de ensino Fundamental com educandos na faixa etária 7 a 8 anos de idade, matriculados no 2º ano. Para realização da avaliação de usabilidade do Software GCompris foram utilizados dois métodos de avaliação de software educacional, o teste de usabilidade que envolve a participação direta dos usuários durante o uso do programa e a avaliação heurística que é realizada pelos próprios avaliadores, para identificação de problemas de usabilidade. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas gravadas realizadas com os educandos, além de observação participativa durante o uso do GCompris. Estes métodos de avaliações possibilitaram identificarem problemas contidos no Software Educacional GCompris, reforçado assim, a importância da avaliação do software educacional, antes de aplicá-lo na sala de aula.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Computação.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/343
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.