Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/371
Title: Utilização de energia solar apra produção de farinha de resíduos agroindustriais: casca de banana e resíduo de acerola
Authors: Rodrigues, Helisvanhah Greta Antunes
Keywords: Banana
Acerola
Processo de secagem
resíduo agroindustrial
Issue Date: 2015
Citation: RODRIGUES, H. G. A. Utilização de energia solar apra produção de farinha de resíduos agroindustriais: casca de banana e resíduo de acerola. TCC (Tecnologia em alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2015.
Abstract: A conservação de alimentos é uma tecnologia de extrema importância, pois os alimentos possuem naturalmente componentes que causam a sua deterioração. Com a aplicação destas tecnologias, aumenta-se a vida útil dos alimentos e mantem suas qualidades organolépticas por longos períodos, a secagem é uma forma de conservação. Através do presente trabalho foram feitas secagens artificial e solar utilizando o equipamento Watercone® das amostras de casca de banana e resíduo de acerola e visto a viabilidade de secagem com ele. Em comparação a secagem artificial, houve homogeneidade na perda de massa de água das amostras e a secagem solar foi feita com êxito, e a umidade final dos desidratados foram satisfatórias. Os produtos obtidos a partir dessa secagem possuíram cor e aroma muito mais intensificados que a secagem artificial, e o rendimento final também foi superior ao encontrado na secagem artificial. Foram realizadas análises físico-químicas das farinhas da casca de banana e resíduo de acerola respectivamente, tendo-se destaque para os parâmetros de Aa (0,403 e 0,463) indicando ser um dos parâmetros que quantificam a vida de prateleira do produto; a umidade (5,55 e 6,56%) encontrando-se dentro do permitido pela legislação específica para farinhas; Cinzas totais (11,97 e 2,75%) que representa a presença de minerais nas farinhas; Fibras insolúveis (22,64 e 50,35%). Os valores encontrados nas análises estão de acordo com o encontrado por outros pesquisadores e pela legislação. Logo, a secagem solar utilizando o equipamento Watercone® é viável, e a utilização de resíduos que normalmente são desprezados aumenta a qualidade nutricional da alimentação.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnóloga em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/371
Appears in Collections:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.