Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/443
Título: Uso de bioestimulante em sementes de milho CV Cruiser
Autor(es): Alencar, Bismark Nogueira de
Palavras-chave: Bioestimulante em sementes
Semente de milho
Milho
germinação de sementes
Data do documento: 2017
Citação: ALENCAR, B. N. Uso de bioestimulante em sementes de milho CV Cruiser. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2017.
Resumo: O milho (Zea mays) tem uma enorme importância comercial no cenário mundial. Esse cereal é produzido em larga escala devido aos avanços na melhoria genética e manejo, e para aumentar cada vez mais a produtividade, novas tecnologias, atreladas a utilização de sementes tratadas e o manejo correto são empregadas. Nesse contexto, cita-se o uso de bioestimulantes. O presente estudo avaliou o efeito de diferentes concentrações de bioestimulante, no desenvolvimento inicial de sementes de milho. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Produção Vegetal do IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural. Realizaram-se dois experimentos, sendo que no primeiro o delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x3, sendo cinco concentrações do produto, três períodos de embebição e quatro repetições de 50 sementes cada. O delineamento experimental utilizado no experimento II foi o inteiramente casualizado. Após análise de variância de ambos os experimentos, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade com o uso do software WinStat. Por meio do estudo foi possível afirmar que independente da concentração utilizada e do tempo de embebição, o potencial germinativo das sementes e o desenvolvimento inicial das plântulas de milho foram prejudicados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/443
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - USO DE BIOESTIMULANTE EM SEMENTES DE MILHO CV CRUISER.pdf677,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.