Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/584
Título: Modelo de formação para a educação profissional e tecnológica baseada em pMOOC: uma experiência com segurança da informação
Autor(es): Melo, William da Silva
Palavras-chave: MOOC
Segurança da informação
Ensino médio - Educação Profissional e Tecnológica
Aprendizado em Computação Integrado
Data do documento: 2020
Citação: MELO, W. S. Modelo de formação para a educação profissional e tecnológica baseada em pMOOC: uma experiência com segurança da informação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 148f., 2020.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo elaborar um modelo de formação on-line, aberto e massivo capaz de aliar teoria e prática na promoção da aprendizagem na educação profissional e tecnológica. A metodologia utilizada para identificar as principais estratégias, abordagens e instrumentos utilizados nos MOOCs foi a revisão sistemática de literatura. Na fase de elaboração do modelo de formação e da criação do MOOC, foi adotada a pesquisa-ação. Para tal, as análises das opiniões, desempenho e experiências dos estudantes foram observadas no âmbito qualitativo e quantitativo. Os sujeitos de pesquisa são professores e alunos dos cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (EMITI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro. Os instrumentos e procedimentos utilizados para coleta de dados foram questionários, roteiro de entrevistas, grupos de discussão, testes e formulário de satisfação. O método para análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. O modelo de formação abrange elementos e diretrizes categorizadas em três perspectivas: tecnológica, pedagógica e contextual. Com base nesse modelo, foi criado e aplicado o pMOOC Segurança da informação – aliando teoria e prática. Nas avaliações, percebeu-se uma grande evolução nos alunos, considerando o desenvolvimento de conhecimentos com base nas categorias do domínio cognitivo definido na taxonomia de Bloom. Houve melhoria no desempenho relativo às categorias lembrar e entender, sendo que a análise dos resultados nas categorias aplicar, analisar e sintetizar demonstram 100% de efetividade. Já a taxa de participantes que concluíram o curso foi de 47%. O resultado da pesquisa de satisfação com o curso recebeu avaliação de 9,5, considerando-se uma escala de 0,0 a 10,0. Desse modo, percebeu-se, por parte dos alunos, uma grande aceitação do modelo de formação on-line com ênfase na prática, pMOOC, que, no âmbito deste estudo, foi aplicado na área da segurança da informação. A melhoria no desempenho dos alunos indica que houve aprendizado em computação e, nesse sentido, essa experiência apresenta-se com possibilidade de ser aplicada nas mais diversas áreas dos ensinos profissional e tecnológico.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/584
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MODELO DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BASEADA EM pMOOC.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.