Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/623
Título: | A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado |
Autor(es): | Araújo, Roberta Gomes |
Palavras-chave: | Educação de surdos Avaliação da aprendizagem - Surdos Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Práticas docente – Avaliação da aprendizagem Professores – Língua portuguesa |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | ARAÚJO, R. G. A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 64f., 2020. |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é um tema que ainda provoca dúvidas, principalmente quando se precisa avaliar um estudante surdo. Pensando neste aspecto, nossa pesquisa teve como objetivo principal: investigar as práticas avaliativas dos professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos surdos no Instituto Federal do Piauí. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O suporte teórico deste trabalho teve como base os seguintes autores: Albres (2012), Depresbiteres (1989), Fernandes (2006), Lacerda (2010), Luckesi (2011) e Quadros (2004, 2009). Os resultados indicam que os docentes compreendem a necessidade de uma avaliação da aprendizagem adequada às necessidades linguísticas dos alunos surdos, mas não sabem como construir este instrumento; os discentes surdos sentem dificuldades no momento da realização da avaliação da aprendizagem e os Intérpretes educacionais não compreendem o seu real papel. Com base nesses resultados construímos um manual de orientação sobre avaliação da aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa que objetiva auxiliar os docentes do referido componente curricular. |
URI: | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/623 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES SURDOS.pdf | 658,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.