Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/623
Título: A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado
Autor(es): Araújo, Roberta Gomes
Palavras-chave: Educação de surdos
Avaliação da aprendizagem - Surdos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Práticas docente – Avaliação da aprendizagem
Professores – Língua portuguesa
Data do documento: 2020
Citação: ARAÚJO, R. G. A avaliação da aprendizagem de discentes surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa do ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 64f., 2020.
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um tema que ainda provoca dúvidas, principalmente quando se precisa avaliar um estudante surdo. Pensando neste aspecto, nossa pesquisa teve como objetivo principal: investigar as práticas avaliativas dos professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos surdos no Instituto Federal do Piauí. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O suporte teórico deste trabalho teve como base os seguintes autores: Albres (2012), Depresbiteres (1989), Fernandes (2006), Lacerda (2010), Luckesi (2011) e Quadros (2004, 2009). Os resultados indicam que os docentes compreendem a necessidade de uma avaliação da aprendizagem adequada às necessidades linguísticas dos alunos surdos, mas não sabem como construir este instrumento; os discentes surdos sentem dificuldades no momento da realização da avaliação da aprendizagem e os Intérpretes educacionais não compreendem o seu real papel. Com base nesses resultados construímos um manual de orientação sobre avaliação da aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa que objetiva auxiliar os docentes do referido componente curricular.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/623
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES SURDOS.pdf658,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.