Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/624
Título: | A orientação profissional vivenciada a partir da gamificação |
Autor(es): | Machado, Yane Ferreira |
Palavras-chave: | Orientação profissional Gamificação Jogos educacionais Ensino Médio Integrado – Educação Profissional e Tecnológica |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MACHADO, Y. F. A orientação profissional vivenciada a partir da gamificação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 185f., 2020. |
Resumo: | A atividade de Orientação Profissional tem passado por modificações ao longo das últimas décadas, sofrendo influências das mudanças sociais, educacionais, tecnológicas e das formas e significados que o trabalho adquire numa sociedade marcada pelo capitalismo. Essa pesquisa teve como objetivo propor e avaliar a efetividade de um modelo de Orientação Profissional entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) baseado em estratégias de Gamificação, e sob a perspectiva da abordagem sócio-histórica. Ainvestigação foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa de práticas educacionais do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A coleta de dados envolveu revisão sistemática de literatura sobre os principais temas da pesquisa e coleta de campo através de observações, análise documental, entrevistas, aplicação de questionários, grupo focal e do desenvolvimento e aplicação do Jogo GamIFique - Orientação Profissional com Jogos, que materializou o Produto Educacional fruto desta pesquisa. A intervenção foi realizada com dezoito estudantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Edificações, e contou também com estudantes egressos dessa formação, servidores docentes e técnico-administrativos em educação e monitores de disciplinas práticas que atuam na área da construção civil no IFCE campus Juazeiro do Norte. Entre os principais resultados da pesquisa foram observados o aumento do interesse dos estudantes em conhecer sobre as atribuições que a habilitação profissional poderá lhes oferecer, ampliação do comportamento exploratório em relação às oportunidades que o curso poderá proporcionar em relação à empregabilidade e a verticalização da formação, bem como em relação ao autoconhecimento, onde os participantes puderam refletir sobre suas habilidades e os conhecimentos que desenvolveram em relação a essa área de formação. Mesmo aqueles que não desejam continuar a estudar ou trabalhar na área construção civil, tiveram nesta atividade um momento para reflexão e amadurecimento sobre suas inclinações profissionais, reunindo mais elementos para as tomadas de decisões futuras. A avaliação de percepção dos estudantes sobre a intervenção indicou que o processo de orientação profissional com gamificação foi útil para que eles pudessem compreender de forma mais dinâmica como se dá a atuação do profissional Técnico em Edificações, seus desafios e oportunidades de trabalho, provocando também a reflexão sobre o significado que a formação tem para cada um deles. Assim, concluímos que os resultados corroboram com a hipótese de que a utilização da gamificação é útil e viável em processos de orientação profissional, tornando-a mais dinâmica e proporcionando a experimentação de papéis profissionais com engajamento e emoção, facilitando o processo de reflexão, amadurecimento e desenvolvimento da identidade profissional entre os estudantes da EPT, por proporcionar a imersão em situações semelhantes à dinâmica real das profissões. |
URI: | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/624 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VIVENCIADA A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.