Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/628
Título: O percurso dos estudantes surdos no ensino profissional e tecnológico no Instituto Federal do Sertão-PE
Autor(es): Xavier, Neri da Silva
Palavras-chave: Aluno surdo
Ensino Profissional e Tecnológico
Inclusão
Data do documento: 2020
Citação: XAVIER, N. S. O percurso dos estudantes surdos no ensino profissional e tecnológico no Instituto Federal do Sertão-PE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 98f., 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade avaliar a trajetória dos alunos surdos do Ensino Profissional e Tecnológico do IF Sertão – PE desde o processo seletivo até o ingresso no mercado de trabalho. Diante disso, revisitamos as políticas educacionais de inclusão para estudantes surdos e sua aplicação nos campi, identificando possíveis dificuldades enfrentadas pelos discentes surdos no ingresso e permanência nos cursos, as práticas educativas inclusivas e o funcionamento do NAPNE. Após a formulação do problema da pesquisa, iniciamos a etapa de investigação. Nessa fase, nos comprometemos com a coleta de informações obtidas a partir de um levantamento bibliográfico de autores que vem dialogando sobre a inclusão dos surdos, pesquisa documental e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo fizemos uso de questionário no Google Docs que foi aplicado para 18 estudantes surdos, matriculados e egressos, 40 professores e 13 intérpretes do IF Sertão-PE. As informações obtidas na pesquisa foram utilizadas na construção de uma cartilha (Produto Educacional) que traz sugestões de práticas de ensino, explorando a questão da pedagogia visual, relação professor e intérprete e encaminhamentos para o NAPNE, cujo objetivo maior é contribuir para a inclusão do aluno surdo nas Instituições em cada campus do IF Sertão – PE. As respostas revelam que, apesar da maioria dos docentes não saber se comunicar em Libras (92,5%), existe uma preocupação em se capacitarem e em priorizarem metodologias que facilitem a aprendizagem, como aulas expositivas, materiais concretos e aulas de campo. Isso é corroborada pelos discentes, uma vez que 90,9% deles afirmaram ter as necessidades atendidas e estarem satisfeitos com o curso. De uma forma geral, as maiores dificuldades mencionadas pelos discentes estão relacionadas com a pouca interação com os colegas em sala de aula e dificuldades em ler textos na língua portuguesa, como também em fazer cálculos (81,8%). Nesse sentido, a pesquisa trouxe muitos elementos que poderão auxiliar o IF SERTÃO-PE na definição de políticas inclusivas para os estudantes surdos, melhorando a interação entre docentes, interpretes, discentes e até mesmo familiares, reduzindo as barreiras existentes para concretização da aprendizagem e aperfeiçoamento do perfil profissional desses estudantes.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/628
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PERCURSO DOS ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO PROFISSIONAL E.pdf832,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.