Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/629
Título: Evasão escolar na educação profissional, científica e tecnológica: reflexões e possibilidades de enfrentamento
Autor(es): Feitosa, Marivânia da Silva
Palavras-chave: Educação profissional
Evasão escolar - Educação Profissional e Tecnológica
Ensino médio integrado - Educação Profissional e Tecnológica
Permanência estudantil
Data do documento: 2020
Citação: FEITOSA, M. S. Evasão escolar na educação profissional, científica e tecnológica: reflexões e possibilidades de enfrentamento. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 170f., 2020.
Resumo: O estudo acerca da evasão na educação profissional necessita de maiores debates e reflexões, pois a literatura aponta que há poucos estudos nessa área. Diante desse panorama, o presente estudo buscou analisar as causas da evasão nos cursos técnicos modalidade integrada do IFBA - Campus Paulo Afonso – BA, com vistas ao desenvolvimento de um material textual que proporcionasse uma melhor compreensão da evasão na educação profissional, científica e tecnológica e favorecesse o direcionamento de ações para possibilitar uma maior permanência estudantil. A metodologia utilizada foi ancorada na abordagem dos métodos mistos, realizando-se um estudo de caso de natureza quanti- qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental. No intuito de identificar os motivos geradores da evasão, foi aplicado questionário, com perguntas semiabertas, sendo este encaminhado, via e-mail, para os alunos evadidos dos cursos integrados do referido Campus, nos anos de 2015 a 2018. Além deste, aplicamos uma entrevista, encaminhada eletronicamente, também, para o diretor da instituição, equipe multidisciplinar e professores da modalidade integrada, com o intuito de compreender, mais amplamente, o fenômeno da evasão no ambiente investigado. No que diz respeito ao tratamento dos dados do questionário para os alunos evadidos, utilizamos os recursos da estatística descritiva para a primeira etapa da análise (caracterização do perfil) e, para a segunda etapa (fatores influenciadores da evasão), os dados coletados foram tabulados no Excel 2016, destacando a frequência absoluta/percentuais/mediana e a moda de cada contexto analisado, a saber: fatores individuais, internos e externos à instituição. Os dados descritivos da amostra foram obtidos por meio do programa estatístico SPSS, Statistical Package for the Social Science , versão IBM Statistics 22. Para análise das respostas da entrevista enviada ao diretor, professores e equipe multidisciplinar, organizamos os dados coletados por categorias e analisamos os discursos destes concernente à evasão no instituto. Os resultados apontaram que a evasão está mais atrelada ao contexto institucional, em seguida, aparece o individual e, por último, o contexto externo. A pesquisa revelou, também, que a desmotivação no decorrer do curso foi o fator mais citado pelos ex-alunos. Também foi constatado que a instituição necessita fazer um melhor acompanhamento da evasão e permanência estudantil. A partir desse estudo, foi gestado um produto educacional (e-book) que, dentre outras discussões, apresenta propostas colaborativas para contribuir com uma melhor permanência dos estudantes. Assim, o referido estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/629
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.