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http://hdl.handle.net/123456789/643
Título: | Professores não licenciados e os desafios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica |
Autor(es): | Costa, Marcelo George Nogueira da |
Palavras-chave: | Educação profissional e tecnológica Ensino Médio Integrado Formação docente |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | COSTA, M.G.N. Professores não licenciados e os desafios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021. |
Resumo: | A prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) exige além do domínio dos conhecimentos técnicos de cada disciplina, saberes relativos à dinâmica laboral da própria docência, o que pode ser um desafio para professores não licenciados, em especial no Ensino Médio Integrado (EMI). Esses profissionais, muitas vezes, possuem formação em cursos de bacharelado e pouca ou nenhuma experiência de magistério, não dispondo assim das habilidades necessárias a essa modalidade de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de ensino de professores não licenciados nas turmas dos cursos técnicos de Nível Médio Integrado em Logística e em Edificações ofertadas no Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE com vistas a proposições de soluções pedagógicas às fragilidades identificadas no referido processo. Foram aplicados questionários semiestruturados on-line a catorze docentes, visando investigar como se dá o seu processo de ensino, quais suas dificuldades na condução das suas aulas e quais são as suas demandas formativas e também a dois membros da equipe técnico-pedagógica, a fim de obter sugestões e proposições de ações formativas voltadas para os professores investigados. Após a coleta, essas informações foram analisadas, organizadas e serviram de base para a elaboração de uma formação pedagógica, a qual foi avaliada pelos participantes da pesquisa, por meio de questionários semiestruturados on-line e de entrevistas on-line. Nessa formação, como produto educacional, foram propostos um guia didático para professores não licenciados e quatro vídeos, ambos contendo praticamente o mesmo conteúdo, orientações para a reflexão e o aprimoramento de sua práxis pedagógica e indicações de estratégias de metodologias ativas e de ferramentas digitais que podem ser aplicadas, adaptadas e incorporadas à dinâmica operacional da prática educativa diária. Nesses materiais foram apontadas quatro estratégias de metodologias ativas de ensino, três ferramentas digitais e sete roteiros didáticos direcionados para algumas disciplinas técnicas do 1º ano do EMI em Logística e do 1º EMI em Edificações. Foram explorados, de forma contextualizada, temas como interdisciplinaridade, currículo integrado, avaliação da aprendizagem, processo de ensino e aprendizagem, formação integral e outros aspectos do EMI à EPT. Os resultados coletados na avaliação do produto educacional evidenciaram que, em relação ao conteúdo da formação, os participantes demonstraram satisfação quanto a sua capacidade de promoção de uma reflexão crítica da prática educativa, ao nível de aplicabilidade de suas informações e ao grau de utilidade das estratégias criativas de ensino. |
URI: | http://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/643 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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