Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/657
Título: | Estudo comparativo de softwares astronômicos com uso educacional |
Autor(es): | Silva, Airton Santiago da |
Palavras-chave: | Astronomia Software Utilização de softwares |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, A. S. Estudo comparativo de softwares astronômicos com uso educacional. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 52f., 2019. |
Resumo: | O uso da tecnologia na ciência proporcionou um novo impulso de qualidade, e sua importância é destacada em diversas áreas do conhecimento, principalmente no âmbito educacional onde tem auxiliado na disseminação do saber, favorecendo ao corpo docente e discente um suporte educativo através de softwares. Uma dessas áreas do conhecimento é a astronomia, que apoiada pela tecnologia sofreu uma grande evolução. O presente trabalho tem como objetivo, realizar um estudo comparativo de softwares astronômicos com o uso educacional. Serão exibidos alguns softwares utilizados no campus, onde foram coletadas as percepções dos alunos do clube de astronomia, avaliando os tipos de softwares e os seus requisitos que favorecem o aprendizado. O foco principal é a análise comparativa dos softwares catalogados como ferramenta de ensino para o corpo discente. Para o levantamento destas informações foram levados em consideração os seguintes requisitos: gráfico dos tipos de softwares utilizados, usabilidade, interface, idioma, software livre, e sistema operacional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de explanar conceitos e definições no referencial teórico, tais como: conceito de ciência, surgimento da astronomia, corpos celestes, e telescópio. Como resultado, é possível observar as vantagens e as desvantagens que os softwares oferecem como ferramentas de ensino na área de astronomia. A utilização de softwares nas áreas funcionais ratifica a importância que os mesmos contribuem na aprendizagem. Diante das informações obtidas, conclui-se que a utilização destas ferramentas como auxílio na educação, é de extrema importância para construção do conhecimento dos alunos. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/657 |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AIRTON SANTIAGO - TCC2019 ESTUDO COMPARATIVO DE SOFTWARES ASTRONÔMICOS COM O USO EDUCACIONAL.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.