Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/659
Título: Mobile Studies: um aplicativo para apoio à aprendizagem de alunos do ensino médio
Autor(es): Alves, Nilson do Nascimento
Palavras-chave: Tecnologia da educação
Aplicativo educacional
Desenvolvimento android
Data do documento: 2019
Citação: ALVES, N. N. Mobile Studies: um aplicativo para apoio à aprendizagem de alunos do ensino médio. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 91f., 2019.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de abordar a criação de um aplicativo mobile, que possa auxiliar os alunos na aprendizagem dos conteúdos programáticos das disciplinas. Será apresentado a importância da utilização do smartphone no processo de aprendizagem e como se deu o processo de desenvolvimento do aplicativo. Para a realização deste trabalho, foram realizadas pesquisas sobre os temas educacionais e de tecnologias da informação e comunicação. Durante a introdução, foi abordado a evolução das tecnologias e seus usos na educação, e ainda a influência e a importância dos smartphones dentro e fora do ambiente de sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, verificando os temas: educação no Brasil, tecnologias e ensino, Android, engenharia de software. Como resultado foi obtido o aplicativo Android, o qual será aplicado com estudantes do IF Sertão – PE campus Floresta no intuito de verificar a interação do aplicativo com os estudantes, e assim obter o retorno dos alunos, através de um formulário, sendo possível realizar alterações no aplicativo com base nos resultados obtidos. Por fim, conclui-se que existe ainda uma carência sobre o uso dos smartphones nas escolas, instituições de ensino e universidades, mais que aos poucos é possível perceber essa resistência diminuindo por meios das vantagens e facilidades que existem ao utilizar de forma favorável os smartphones no processo de aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NILSON ALVES - MOBILE STUDIES - UM APLICATIVO PARA APOIO À APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.