Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/667
Título: Elaboração de biscoito funcional, tipo amanteigado à base da farinha de feijão Caupi (Vigna unguiculata L. Walp).
Autor(es): Souza, Débora Lívia Marcolino de
Palavras-chave: Análise Sensorial
Feijão Caupi
Biscoito
Data do documento: 2020
Citação: SOUZA, D. L. M. de. Elaboração de biscoito funcional, tipo amanteigado à base da farinha de feijão Caupi (Vigna unguiculata L. Walp). TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 63f., 2020.
Resumo: O objetivo deste estudo foi elaborar biscoito funcional, tipo amanteigado, à base da farinha do feijão caupi (Vigna unguiculata L. walp). Foram elaboradas quatro formulações de biscoitos funcionais, tipo amanteigado, com variação dos tipos de farinhas, mas mantendo a mesma proporção: B1 (50% da farinha do feijão e 50% da farinha de trigo); B2 (50% da farinha de feijão e 50% da farinha de arroz); B3 (50% da farinha de feijão e 50% de farinha de aveia) e, B4 (100% farinha de feijão). Foram realizados testes de aceitação utilizando-se a escala hedônica de nove pontos, com variação entre 9(gostei extremamente) e 1(desgostei extremamente); intenção de consumo com 5 pontos (5=comeria sempre a 1=nunca comeria); Check-All-That-Apply (CATA), que consistiu em uma lista de 28 palavras na qual os julgadores podiam selecionar todas as palavras que considerassem apropriadas para descrever cada amostra, Participaram das análises 100 julgadores não treinados, entre servidores e aluno do IF SERTÃO-PE - Salgueiro .Os dados experimentais foram submetidos à Análise de Variância, utilizando o Software Computacional ASSISTAT versão Beta. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualisado (DIC) e aplicado o teste de Tukey para comparação entre as médias (P<0,05), verificando se há diferença significativa entre as amostras em relação a cada atributo Foi aplicado Teste de Cochran (Homogeneidade de Variância) usando os atributos de CATA. No teste de aceitação, a amostra B1 apresentou melhor média de aceitação em relação a todos os atributos avaliados e 29% dos provadores afirmaram que comeriam frequentemente essa amostra. Os atributos mais identificados pelos provadores no CATA foram firme, crocante, arenosa, quebradiça, aroma de manteiga, gosto doce, sabor manteiga e sabor de biscoitos. Conclui-se que é possível utilizar a farinha de feijão caupi na elaboração de biscoitos do tipo amanteigado, sendo uma alternativa mais saudável e nutritiva pode ser usada positivamente na elaboração de biscoitos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/667
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 DÉBORA LIVIA MARCOLINO DE SOUZA.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.