Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/691
Título: Perfil do consumidor dos sucos integrais de uva: levantamento feito por uso da metodologia de análise das redes sociais - ARS
Autor(es): Sá, Eric Fernando Ribeiro de
Palavras-chave: Suco de uva integral
Consumidores - perfil
Redes sociais
Data do documento: 2021
Citação: SÁ, Eric Fernando Ribeiro de. Perfil do consumidor dos sucos integrais de uva: levantamento feito por uso da metodologia de análise das redes sociais – ARS. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 29 f., 2021.
Resumo: Nos últimos dez anos, as vendas de suco de uva vêm aumentando em todo Brasil e o perfil do consumidor também está mudando. Com isso, os empresários tiveram que se adaptar aos novos mercados consumidores. O mercado de compras online, o E-COMMERCE é um exemplo desses novos mercados consumidores. As ARS (análises de redes sociais) foram utilizadas para que sejam atingido o objetivo principal proposto neste trabalho, que é identificar o perfil do consumidor de suco de uva integral por meio das ARS, e que possibilita conhecer mais sobre o padrão dos consumidores de suco de uva integral na rede social de internet. A internet apresenta uma dinâmica que inclui o aumento da relação social (pessoas) com ciberespaço (internet). Por meio das ARS, o pesquisador pode escolher o tipo de site de rede social que será estudado para determinar a pesquisa e, assim, conseguir analisar os dados obtidos. Este trabalho também se optou em buscar os atributos do suco de uva integral e compreender quais deles foram percebidos pelas pessoas por meio de comentários nas postagens na rede social escolhida, que foi o Instagram. Concluíram-se que as metodologias e técnicas de análises de redes sociais - ARS atenderam ao objetivo proposto das pesquisas. Foram notados que os atributos do suco de uva integral foram compreendidos por muitas pessoas que interagiram e com a análise dos dados obtidos. Com a Pandemia do Covid-19 houve um aumento nas compras por internet, mas não foi por isso que o consumidor passou a optar por esse mercado, o consumidor já vinha comprando mais pela internet, alterando seu perfil. Os resultados da pesquisa no Instagram indicaram que a faixa etária entre 18-30 anos, quando se fala dos benefícios para saúde e a faixa etária com mais de 40 anos aumenta ao falar em nutrição para faixas etárias menores de 18 anos. Foram pesquisados oito perfis de Instagram de empresas produtoras, no total de 858 publicações analisadas os textos, legendas e comentários. Foram observados em percentual o uso de fatores que influenciam na hora de comprar suco de uva Integral nestas postagens. As mulheres ainda são os consumidores que mais interagiram nos comentários, e que mais citaram atributos do suco de uva, porém para que as empresas produtoras de suco de uva melhorem o seu capital social relacional é preciso fortalecer o marketing (com fotos de qualidade de suco de uva e com eventos comemorativos). Houve a utilização dos 12 fatores que influenciam na hora da compra do suco de uva nas postagens e a interação (engajamento). Esta pesquisa realizada pelo método de ARS no Instagram ajudará as empresas produtoras de suco de uva a conhecer melhor o perfil dos consumidores, como também, aumentar a interação entre empresa e seguidores e entre os seguidores nos comentários, com isso, aumentarão a relevância de seus perfis, entregando seus pôsteres para mais possíveis consumidores, bem como as vendas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/691
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)



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