Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/707
Título: O uso do óleo essencial de manjericão no controle de Pectobacterium aroidearum na cultura da alface
Autor(es): Lopes, Maria Aniele dos Santos
Palavras-chave: Fitopatologia
Alface
Óleo essencial de manjericão
Data do documento: 2021
Citação: LOPES, Maria Aniele dos Santos. O uso do óleo essencial de manjericão no controle de Pectobacterium aroidearum na cultura da alface. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 31 f., 2021.
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar os efeitos do óleo essencial de Ocimum basilicum (manjericão), na inibição do crescimento de Pectobacterium aroidearum, agente causal da podridão mole, em alface. As plantas de manjericão foram coletadas no Horto Medicinal Orgânico do IF Sertão/PE Petrolina Zona Rural, e submetidas à extração do óleo essencial por hidrodestilação. O isolado foi obtido na coleção de culturas do Laboratório de Fitopatologia da Universidade do Estado da Bahia. O óleo essencial foi adicionado ao meio de cultura NYDA para os seguintes tratamentos: concentração de 0,25%; 0,5%; 0,75% e 1,0% (v/v) dos óleos essenciais e a testemunha, com 4 repetições em cada tratamento. O meio de cultura misturado ao óleo com sua respectiva concentração foi adicionado em placas de Petri e em seguida, a suspensão bacteriana de P. aroideraum foi espalhada sobre o meio de cultura com uma alça de Drigalski. As placas de Petri foram incubadas a 28 °C por 72 h em incubadora BOD. Após 72 h, observou-se que o percentual de inibição do crescimento das colônias da bactéria foi de 100% em comparação à testemunha.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/707
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DO ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO NO CONTROLE DE Pectobacterium aroidearum NA CULTURA DA ALFACE.pdf527,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.