Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Lorrane Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T12:22:13Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T12:22:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lorrane Gomes de. A importância da física experimental no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do nível médio. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 51 f., 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/713 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste em uma revisão da literatura, que apresenta a importância que a física experimental tem para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos no ensino médio, auxiliando no processo de construção de uma aprendizagem significativa, agradável e contextualizada, desenvolvendo a reflexão e criatividade dos alunos, buscando mudar a visão errônea (de algo complexo e extremamente abstrato) que eles apresentam quando confrontados com o estudo da física. O objetivo principal deste estudo é analisar a influência de experimentos de física no processo de aprendizagem de alunos, transformando o ensino de física por meio de uma aprendizagem significativa de leis e teorias como estudadas na aula. A presente revisão examina os documentos oficiais nacionais, como LDB e PCNs, e discute os seguintes autores cujos trabalhos enfocaram o processo de ensino- aprendizagem: Gaspar (2005), Krasilchik (2000), Lima (2018), Mees (2002), Morais (2009), Moreira (2000, 2009 e 2010), entre outros. Todos esses autores afirmam que a física experimental pode ser um suporte didático para que os professores despertem nos alunos o desejo de aprender, buscando relacionar teoria e prática, auxiliando, assim, os aprendizes a melhorar e desenvolver as habilidadesnecessárias ao seu crescimento intelectual. Conclui-se que a física experimental é uma possibilidade pela qual essas competências e habilidades podem desenvolver- se com mais facilidades, centrando e aprimorando o conhecimento dos alunos. Visto que os mesmos são indivíduos, que trazem consigo um conhecimento prévio sobre determinados conteúdos e à medida que este é estimulado, permite o crescimento intelectual do aluno contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de forma mais significativa. | pt_BR |
dc.subject | Física - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Física experimental | pt_BR |
dc.title | A importância da física experimental no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do nível médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - A IMPORTÂNCIA DA FÍSICA EXPERIMENTAL NO PROCESSODE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO.pdf | 691,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.