Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/714
Título: A escassez de professores habilitados em física na educação básica
Autor(es): Santos, Luciano Severo dos
Palavras-chave: Educação
Educação Básica
Licenciatura em Física
Ensino de Física
Evasão
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Luciano Severo dos. A escassez de professores habilitados em física na educação básica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 45 f., 2022.
Resumo: O presente trabalho visa analisar a defasagem no meio acadêmico, de profissionais habilitados para o ensino de Física, mostrando os impactos e principais problemas encontrados. Buscando responder questionamentos que trazem a reflexão de como se encontra a atuação dos professores de Física nas escolas, o número de profissionais que ministram aulas de Física que possuem realmente formação específica na área e de que modo estão dispostos estes profissionais habilitados em Física por região, sobretudo na região Nordeste. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da análise estatística dos dados dos últimos censos escolares (2018, 2019 e 2020), do Plano Nacional de Ensino (PNE-2014-2024) das escolas públicas e através de uma pesquisa de campo realizada na 11ª Gerência Regional de Educação da Paraíba e em turmas do curso Licenciatura em Física do IF-Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada. Os resultados obtidos evidenciam que grande parte dos professores que ministram aulas de Física no ensino médio não possuem formação acadêmica na referida área. Além disso, a evasão de estudantes nos cursos licenciatura em Física contribui para esta defasagem de docentes que não dispõem de formação específica, sendo as maiores taxas encontradas no Nordeste do país.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/714
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ESCASSEZ DE PROFESSORES HABILITADOS EM FÍSICA.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.