Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/729
Título: Inglês arretado: uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino de língua inglesa na Educação Profissional como travessia para a formação humana integral.
Autor(es): Costa Neto, Pedro Alves
Palavras-chave: Ensino da Língua Inglesa
Ensino da Língua Inglesa
Formação Humana Integral
Educação Profissional e Tecnológica
Data do documento: 2021
Citação: COSTA NETO, P. A. Inglês arretadO: uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino de língua inglesa na Educação Profissional como travessia para a formação humana integral. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada na área de concentração da Educação Profissional e Tecnológica – EPT e desenvolvida dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – EPT”, contemplando o Macroprojeto 1 de “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, visando propor uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino de Língua Inglesa nos cursos de Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa como travessia para uma formação humana integral. Além disso, também se buscou conhecer a metodologia utilizada pelos professores da Educação Profissional e a visão dos discentes sobre a importância da língua inglesa e sua cultura. O produto educacional proposto foi uma sequência didática no formato de e-book intitulado “Inglês Arretado”, com atividades propostas para o componente curricular Língua Inglesa, contemplando uma abordagem comunicativa intercultural. Esta pesquisa foca na compreensão da Língua Inglesa com ênfase nas recomendações contidas nos documentos que norteiam os cursos de Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa e nos modelos de competência comunicativa intercultural propostos por Byram (1997), Byram, Gribkova e Starkey (2002), Oliveira (2014) e Kramsch (1993). O presente trabalho se enquadra como um estudo quali-quantitativo e perfaz o caminho metodológico do estudo de caso, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação. A pesquisa se dividiu em quatro estágios: uma etapa bibliográfica, uma fase de coleta de informações em campo, um ciclo que compreende o desenvolvimento do produto educacional e uma fase para a validação em sala de aula do produto educacional (pesquisa-ação). As pesquisas bibliográfica e documental apontaram que o ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional deve ser pautado por uma abordagem politécnica que contemple o homem omnilateral, incluindo a sua dimensão intercultural. A pesquisa de campo constatou que a maioria dos alunos do EMI têm bastante interesse em aprender mais sobre a cultura dos países anglófonos contextualizada com a cultura nordestina. Quanto aos professores de Língua Inglesa, verificou-se um quadro docente bastante qualificado academicamente, porém 73,4% destes ainda lecionam inglês de forma técnica, usando métodos que não visam a formação integral dos alunos. A pesquisa-ação contou com o desenvolvimento de um produto educacional na forma de uma sequência didática de cinco aulas remotas em que os alunos foram imersos na cultura local e na cultura-outra mediante uma abordagem comunicativa intercultural. Conclui-se, com a presente pesquisa, que é necessária a implementação de atividades significativas que contribuam para o desenvolvimento do componente curricular de Língua Inglesa mediante a utilização de uma abordagem comunicativa intercultural em sala de aula, de modo a contribuir para que os alunos possam ter uma melhor compreensão sobre a interação entre pessoas de culturas diferentes, buscando uma formação humana integral e um diálogo intercultural eficaz.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/729
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