Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/738
Título: Recursos Didáticos Táteis para Auxiliar Deficientes Visuais no Aprendizado de Matemática : Artefatos no Âmbito da Manufatura Aditiva
Autor(es): Souza, José Vinícius
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Inclusão
Alunos com deficiência visual
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, J. V. Recursos Didáticos Táteis para Auxiliar Deficientes Visuais no Aprendizado de Matemática : Artefatos no Âmbito da Manufatura Aditiva. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2022.
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência visual em âmbito educacional requer ferramentas eficazes de ensino-aprendizagem. Assim, a utilização de novas tecnologias vem agregando valores positivos neste meio. A manufatura aditiva, por exemplo, vem se tornando cada vez mais presente no meio educacional, auxiliando, principalmente, em práticas pedagógicas inclusivas. Pois, com seu uso, é possível construir objetos tridimensionais táteis e adaptativos, facilitando a transmissão de informações. Assim, realizamos a impressão de objetos relacionados a funções e conjuntos e, constatamos, através da experiência de um aluno cego, que o uso da impressão 3D no ensino inclusivo para deficientes visuais como ferramenta pedagógica, pode auxiliar no processo de entendimento e interatividade destes alunos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para Internet.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/738
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.