Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/760
Título: Vitivinicultura de precisão – 4.0
Autor(es): Silva, Wesley Honorato da
Palavras-chave: Vitivinicultura
Tecnologias aplicadas
Sustentabilidade
Data do documento: 2021
Citação: Silva, Wesley Honorato da. Vitivinicultura de precisão – 4.0. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 32 f., 2021.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso será baseado em referencial teórico, reunindo informações sobre a evolução e avanços tecnológicos na vitivinicultura mundial e os benefícios ao meio ambiente, analisando e avaliando a eficiência da Gestão da variabilidade espacial com Drones (Aeronaves não tripulado), Satélites, GPS, Internet das Coisas, etc. E compreender os efeitos da utilização da vitivinicultura de precisão sobre a qualidade do fruto e seus potenciais benefícios. O método de pesquisa realizou-se através de busca em duas bases de dados (google.com.br, scholar.google.com.br) a fim de identificar os principais determinantes da adoção de viticultura/vitivinicultura de precisão descritos na literatura. Após coletar os dados, foi realizada a leitura dos materiais baixados e selecionadas as principais informações. Logo após foi realizada uma análise descritiva do conteúdo, a fim de buscar a compreensão da temática da pesquisa e ampliar o conhecimento sobre o título do trabalho e elaborar o referencial teórico. A viticultura de precisão visa a maximização do potencial agronômico em termos de produtividade e qualidade das produções, ao mesmo tempo em que aumenta sua sustentabilidade ambiental. Para aplicar a VP são necessárias quatro fases: coleta de dados, processamento de dados e análise da informação, tomada de decisão e aplicação, estes são os pilares fundamentais para a implantação da VP. Sendo necessária a utilização de aparatos tecnológicos com objetivo de digitalizar o campo e assim obter mapas com todas as características do parreiral. Com base nessas informações tomam-se as medidas adequadas de manejo, irrigação, fertilização e adubação de cada planta. A viticultura de precisão pode ajudar os produtores a entenderem melhor os seus vinhedos e a atingir os seus objetivos. O âmbito dos seus objetivos inclui alcançar uma determinada qualidade de uva, atingir um determinado rendimento e até um determinado preço. A mesma visa ainda maximizar o potencial agrícola, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade, qualidade da produção e sustentabilidade ambiental. A qualidade dos frutos torna-se superior devido ao conhecimento individual da estrutura e característica de cada planta em todo o parreiral, podendo assim realizar aplicações de acordo com a necessidade especificar individual, ou até mesmo o processo de colheita individualizada ou seletiva, buscando obter um maior padrão de qualidade do produto final.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/760
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VITIVINICULTURA DE PRECISÃO - 4.0.pdf800,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.