Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/763
Título: Comparativo da comercialização entre vinhos importados e vinhos do VSSF
Autor(es): Santos, Rosicleide Rodrigues dos
Palavras-chave: Vinhos do vale do São Francisco
Vinhos importados
Comercialização
Data do documento: 2020
Citação: Santos, Rosicleide Rodrigues dos. Comparativo da comercialização entre vinhos importados e vinhos do VSSF. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 8 f., 2020.
Resumo: A viticultura brasileira esta presente em vários Estados brasileiros, é especialmente importante para o Rio Grande do Sul, onde quase a totalidade da produção se destina ao processamento e encontra-se em expansão no Vale do São Francisco (VSSF). Na produção de uva de mesa, a cultura se destaca no VSSF (Pernambuco e Bahia), gerando renda para milhares de famílias, contribuindo fortemente para o desenvolvimento dos territórios envolvidos. A produção de uvas finas para elaboração de vinho destaca-se entre uma das principais atividades econômicas da região, entretanto, os produtores comumente apontam os problemas relativos à comercialização do vinho como um dos mais importantes obstáculos. A fim de conhecer melhor o mercado local de vinhos realizou-se visitas aos principais estabelecimentos comerciais buscando a origem, tipo, classificação e preço dos vinhos. Em todos os estabelecimentos avaliados foram encontrados vinhos de nove nacionalidades, tendo como destaque os vinhos Portugueses e Chilenos presentes em todos os quatro pontos de venda. Percebeu-se que na loja especializada em vinhos teve como destaque a organização e variedades de lotes, diferentemente dos demais estabelecimentos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/763
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - COMPARATIVO DA COMERCIALIZAÇÃO ENTRE VINHOS IMPORTADOS E VINHOS DO VSSF..pdf383,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.