Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/767
Título: A geografia em poesia popular no ensino médio integrado ao ensino técnico profissional
Autor(es): Lacerda, Regiopídio Gonçalves de
Palavras-chave: Educação profissional
Geografia
Poesia popular
Cordel
Aprendizagem significativa
Data do documento: 2021
Citação: LACERDA, R. G. A geografia em poesia popular no ensino médio integrado ao ensino técnico profissional. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: O presente estudo apresenta a experiência da utilização de textos poéticos, no estilo da poesia popular, nas aulas de Geografia do ensino médio técnico integrado dos cursos de mecânica industrial, eletrotécnica e informática no campus Cedro doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com o objetivo de propor nova metodologia de ensino de Geografia para o ensino médio profissionalizante, através da utilização de textos poéticos. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da história da literatura de cordel, suas origens e chegada no Brasil, além de uma análise sobre o uso do cordel na sala de aula, nas mais diversas disciplinas. Em seguida, o trabalho foi desenvolvido a partir daelaboração e aplicação de poemas e cordéis abordando os conteúdos de Geografia. Para fazer um levantamento do nível de percepção e aprendizado dos alunos foi feitauma análise a partir de atividades, avaliações, aplicação de questionário e através de tratamento estatístico dos dados obtidos. Observou-se a contribuição dos textos poéticos elaborados e aplicados, de acordo com os conteúdos de Geografia, para a efetivação da aprendizagem, o incentivo à leitura e o aumento do interesse por partedos alunos em relação à poesia popular nordestina, além disso, foi verificado como o uso da poesia em sala de aula fez com que houvesse uma aprendizagem significativa, concluindo que o trabalho realizado atingiu todos objetivos almejados. Como produto educacional foi elaborado um livro com a coletânea dos textos utilizados, para que os mesmos possam ser aplicados a outros alunos da educação profissional e tecnológica e do ensino médio regular.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/767
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - A GEOGRAFIA EM POESIA POPULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.