Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/784
Título: Fenologia e Requerimento Térmico de Videiras ‘BRS Vitória’ e Arra 15 no Vale do Submédio do São Francisco
Autor(es): Cardoso, Ariane Costa
Palavras-chave: Vitis vinifera
Graus dias
Temperatura
Data do documento: 2018
Citação: Cardoso, Ariane Costa. Fenologia e Requerimento Térmico de Videiras ‘BRS Vitória’ e Arra 15 no Vale do Submédio do São Francisco. TCC (Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 17 f., 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento fenológico e o requerimento térmico da cultivar ‘BRS Vitória’ e da variedade Arra 15 nas condições do Vale do Submédio São Francisco. O experimento foi desenvolvido em área comercial das Fazendas Fruttihall e Frut Paulo Ramos, ambas em Petrolina – PE. As observações basearam-se na escala fenológica de Baggiolini e por indicadores fenológicos definidos pelo produtor, em campo, e o requerimento térmico em graus dias (GD). Os dados foram submetidos a análise exploratória dos dados através da técnica multivariada de análise por componentes principais. Concluiu-se que, no ciclo 1, a ‘BRS Vitória’ apresentou requerimento térmico maior e foi mais precoce; o ciclo médio desta cultivar foi de 118 dias; já para a variedade Arra 15, a duração do ciclo foi 120 dias, não sofrendo influência do requerimento térmico; este parâmetro não determinou a variação do ciclo (tardio ou precoce) da variedade Arra 15.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/784
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.