Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/785
Título: Caracterização físico-química dos frutos de dois híbridos de melão orgânico cultivados em Petrolina-PE
Autor(es): Fonseca, Carlos Luciano da
Palavras-chave: Cucumis melo L
Cultivo Orgânico
Gladial Hibrix
Data do documento: 2018
Citação: Fonseca, Carlos Luciano da. Caracterização físico-química dos frutos de dois híbridos de melão orgânico cultivados em Petrolina-PE. TCC (Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 14 f., 2018.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar algumas características físico-químicas de dois híbridos de melão cv. amarelo orgânicos, Gladial e Hibrix, cultivados em Petrolina, PE. Após atingido o estádio de maturação, os frutos foram colhidos e conduzidos ao Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos do IF SertãoPE - Campus Petrolina Zona Rural, onde foram organizados em amostragem de 15 frutos por híbrido. Foram utilizadas 5 repetições para cada híbrido, sendo a unidade experimental constituída de 3 frutos. Os frutos foram avaliados quanto ao peso, comprimento, diâmetro, espessura de polpa, peso de sementes, umidade, potencial hidrogeniônico, acidez total e sólidos solúveis. As médias resultantes das análises foram comparadas estatisticamente pelo teste ‘t’ de Student a 5% de significância para a hipótese de igualdade entre as médias. Não foram observadas diferenças entre os grupos analisados para as variáveis peso, comprimento, diâmetro, espessura de polpa, peso de sementes, umidade, pH e acidez titulável. No entanto, houve diferenças observadas quanto aos teores de Sólidos Solúveis (SS), indicando que o híbrido Hibrix atingiu valor médio superior ao Gladial no final do ciclo. A caracterização evidenciou a boa resposta dos híbridos ao sistema orgânico de produção e às condições climáticas da região
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/785
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.