Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/795
Título: Correlação de métodos de análise de fósforo para videira cultivar ‘BRS Vitória’
Autor(es): Souza, Hyago Rennan Damascena
Palavras-chave: Fertilidade do solo
Videiras
Nutrição
Adubação fosfatada
Data do documento: 2020
Citação: Souza, Hyago Rennan Damascena. Correlação de métodos de análise de fósforo para videira cultivar ‘BRS Vitória’. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 35 f., 2020.
Resumo: Voltada ao mercado de uvas finas de mesa sem sementes, foi lançada pela Embrapa Uva e Vinho a ‘BRS Vitória’. Entretanto, informações voltadas para a nutrição dessa variedade ainda são escassas na literatura. Dessa forma, avaliou-se a resposta da variedade ‘BRS Vitória’ ao P no solo e na solução do solo em diferentes profundidades, em função de diferentes doses de adubação fosfatada. O experimento foi conduzido na Fazenda Fruticultura Arbusti, localizada no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho-N4, Petrolina-PE, em área de uva de mesa já implantada, com solo de textura média, na Região do Vale do Submédio São Francisco. Os tratamentos foram resultantes do arranjo fatorial de quatro doses de adubação fosfatada: 12,25, 18,75, 25,0 e 37,5 g.planta-1 de P2O5 (50%, 75%, 100% e 150% da adubação de referência, respectivamente), com três profundidades de coletas: 0,0 – 15,0, 15,0 – 30,0 e de 30,0 – 45,0 cm, distribuídos em blocos casualizados, com três repetições. Utilizando como fonte de fósforo o fosfato monopotássico - MKP - e Freefós®, aplicados via fertirrigação distribuidos em ciclos semanais, concluiu-se que, nas condições desse estudo, no intuito de propiciar a cultivar ‘BRS Vitória’ maiores produtividades, as adubações fosfatadas devem ser realizadas a partir da análise de solo e que os teores de P-solução, coletados a partir de extratores de cápsula porosa, não são precisos para a determinação das adubações fosfatas, entretando pode contribuir no entendimento da dinâmica entre P- solo e P-solução e a absorção do elemento pela videira. Verificou-se ainda que a produtividade, em função das doses de P2O5 tem um comportamento linear ajustado, obtendo-se a equação de primeiro grau de Y= 43,712x + 1542.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/795
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.