Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/815
Título: Efeitos da aplicação de diferentes revestimentos comestíveis na conservação pós-colheita de goiaba: uma revisão de literatura
Autor(es): Viana, Elisandra Daniela Leite
Palavras-chave: Goiaba
Pós-colheita
Tecnologias de conservação
Data do documento: 2021
Citação: Viana, Elisandra Daniela Leite. Efeitos da aplicação de diferentes revestimentos comestíveis na conservação pós-colheita de goiaba: uma revisão de literatura. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 44 f., 2021.
Resumo: A goiabeira (Psidium guajava L.), da família Myrtaceae, é originária da América Central e do Sul, produz frutos doces e saborosos, com valores elevados de nutrientes, preço acessível e de fácil comercialização, tendo, assim, uma boa aceitação dos consumidores. O Brasil é líder mundial em produção de goiaba vermelha. São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro concentram 80% do total da produção, rendendo em 2018 o equivalente a 794 milhões de reais pela produção de 578.608 mil toneladas de frutos, com uma produtividade média aproximada de 26 t ha-1. Apesar da alta produção, é um fruto que sofre grandes perdas devido a sua sensibilidade e alta perecibilidade. O uso de tecnologias de conservação póscolheita é imprescindível para aumentar o período de comercialização. Um dos métodos que tem sido utilizado e difundido mundialmente é a aplicação de revestimentos comestíveis sobre a superfície dos frutos. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura que discute efeito da aplicação de diferentes revestimentos comestíveis na conservação pós-colheita de goiaba. Os resultados encontrados evidenciam que a aplicação dos revestimentos atua de uma maneira efetiva como alternativa na conservação pós-colheita de goiabas. Portanto, diante dos resultados discutidos nesse estudo pode se evidenciar que a aplicação dessa técnica é de grande relevância, pois trata de vários estudos com resultados positivos no que diz respeito a conservação de atributos importantes como retenção da coloração verde, redução da taxa respiratória e inibição da síntese de etileno, redução dos sintomas de doenças na pós-colheita conservação e aumento da vida de prateleira e podem assim auxiliar na agregação de valor dos frutos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/815
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.