Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/821
Título: Panorama da exportação e importação de vinhos no Brasil
Autor(es): Macedo, Mikael dos Anjos
Palavras-chave: Vinho
Mercado
Importação
Exportação
Data do documento: 2022
Citação: MACEDO, Mikael dos Anjos. Panorama da exportação e importação de vinhos no Brasil. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 26 f., 2022.
Resumo: O Brasil possui uma vitivinicultura diversificada, podendo produzir vinhos e derivados em todas às suas regiões, pois o setor está presente desde o extremo sul até as regiões próximas a linha do equador. No mundo, o vinho está entre os produtos mais importados e exportados e movimenta a economia de vários países. Para buscar entender melhor essas transações o objetivo deste trabalho buscou pesquisar o panorama da exportação e importação do vinho no Brasil, no período de 2011 a 2020, destacando principais países, volumes e valores comercializados, para buscar resposta frente a esse objetivo elaborou-se um referencial teórico por meio de revisão da literatura com base em artigos científicos e livros, que serviu de embasamento para o objetivo proposto. Para responder a este objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa com estudo descritivo que teve como foco a coleta de informações sobre o setor de análise por meio da coleta de dados secundários. Logo em seguida, analisou- se todas essas informações coletadas desde o histórico de exportação e importação aos principais destinos, valores e volumes. Concluiu-se que mesmo alcançando novos mercados o país ainda não conseguiu um forte posicionamento no mercado internacional, caracterizando-se como importador, tendo aumento de 95,91% nas importações no período estudado. O saldo comercial acumulou um déficit de aproximadamente 33 bilhões de dólares.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/821
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PANORAMA DA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE VINHOS NO BRASIL.pdf599,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.