Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/839
Título: Fungitoxicidade da tintura de uvas no manejo de Uncinula necator em videira cv. Itália
Autor(es): Andrade, Vilma Aparecida Gomes
Palavras-chave: Fitopatologia
Oídio
Videira
Fungicida
Extratos vegetais
Data do documento: 2021
Citação: Andrade, Vilma Aparecida Gomes. Fungitoxicidade da tintura de uvas no manejo de Uncinula necator em videira cv. Itália. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 18 f., 2021
Resumo: A agricultura sustentável envolve o manejo adequado dos recursos naturais, evitando a degradação do ambiente de forma a permitir a satisfação das necessidades humanas das gerações atuais e futuras. Neste sentido, objetivou-se com o presente estudo avaliar o potencial de tintura extraída do resíduo da produção de vinhos brancos no manejo de Uncinula necator em videira cv. Itália, a partir da determinação da curva de progresso da doença em condições de campo. O experimento foi realizado no período de janeiro a março de 2021, na área experimental de videiras cv. Itália, do Departamento de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Rural do Campus Petrolina Zona Rural no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE). O resíduo da produção de vinhos brancos foi adquirido por meio de coleta na vinícola Terra Nova, em Casa Nova, Bahia, imediatamente após o processamento dos cachos. Após a coleta, os resíduos foram acondicionados em caixa isotérmica e transportados ao Laboratório Técnico Escola do Vinho, no Campus Petrolina Zona Rural. Após secagem em estufa de circulação forçada, o material vegetal foi triturado em moinho, imerso em etanol a 70% para extração a frio por 21 dias. Após este período, a tintura foi filtrada e engarrafada em recipiente de vidro âmbar devidamente lavados e esterilizados. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, composto por sete tratamentos: concentrações de tinturas a 1%; 5%; 10%; 25%; 50%, testemunha absoluta (água) e testemunha positiva (fungicida à base de enxofre), três repetições com cinco plantas. As pulverizações foram realizadas semanalmente, iniciadas 15 dias após a poda de produção; ao todo, foram realizadas cinco avaliações para a determinação da curva de progresso da doença. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e as medias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Aos 49 dias após a poda de produção, o uso de fungicida à base de enxofre apresentou percentuais de controle semelhantes ao tratamento à base de tintura nas concentrações a 25 e 50% para o patossistema em estudo, sob as condições de cultivo apresentadas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/839
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.