Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/847
Título: Aulas tecnológicas voltadas para o ENEM - estudo focado no ensino médio: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Gean Bonni Santos
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Gamificação
Educação
Software educacional
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, G. B. S. Aulas tecnológicas voltadas para o ENEM - estudo focado no ensino médio: um relato de experiência. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: O mundo encontra-se em pandemia e as medidas de restrição interromperam progressos de todos os âmbitos, inclusive no campo educacional. É fato que mudanças na sociedade foram necessárias, uma delas deu-se ao emprego de tecnologias dentro das escolas para a formação de alunos de maneira remota. Porém, há tempos, o meio tecnológico vem adentrando à realidade das escolas, indo de encontro ao desafio de facilitar e melhorar os processos de ensinoaprendizagem, utilizando cada vez mais apetrechos tecnológicos em seu dia a dia escolar; No entanto, não se deve apenas introduzir as tecnologias educacionais sem contexto algum, mas sim, analisar e contemplar cada histórico e ambiente de educação ampla e pontualmente, elevando a importância do ensino. O projeto Aulas Tecnológicas Voltadas para o ENEM: Estudo Focado no Ensino Médio, usado nesse relato, nasceu da necessidade previamente estudada e analisada dentro da escola EREM Padre Manoel de Paiva Netto, prioritariamente para turmas de segundos anos do ensino médio, na disciplina de matemática, no ano de 2021. O referido projeto, ainda teve o intuito de facilitar e trazer novas TICs ao meio educacional da escola, sendo utilizados os aplicativos gratuitos dentro das plataformas online Edpuzzle e Quizizz, através de aulas gamificadas, melhorando a qualidade de ensino e dando significado ao aprendizado para os discentes e docentes da instituição.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Ubirajara Santos Nogueira e coorientação da Profa. Msc. Jussara Adolfo Moreira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/847
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -AULAS TECNOLÓGICAS VOLTADAS PARA O ENEM.pdf801,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.