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http://hdl.handle.net/123456789/864
Título: | Acesso e permanência de pessoas negras nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Lopes, Santana Neta |
Palavras-chave: | Educação profissional Acesso e permanência Pessoas negras Racismo estrutural |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LOPES, S. N. Acesso e permanência de pessoas negras nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu: desafios e possibilidades. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022. |
Resumo: | O estudo das relações étnico-raciais imbricado com a educação tem despertado o interesse de pesquisadores, em virtude de ser uma temática que impacta os resultados do ensino e da aprendizagem da população negra brasileira. A presente pesquisa relaciona a temática racial com a educação profissional e tecnológica dentro de uma realidade específica: a inclusão da população negra na rede federal de ensino. Para isso, o objetivo geral é analisar os fatores que favorecem, ou dificultam, o acesso e a permanência de pessoas negras nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu. O estudo descreve a maneira pela qual pessoas negras fazem uso do processo seletivo do IFCE, assim como identifica o perfil dos estudantes, a relação entre as dificuldades de permanência escolar e o racismo e os esforços empreendidos pelo campus para promover a inclusão e o combate ao racismo. Após a análise dos dados, a pesquisa proporciona a elaboração de um Produto Educacional em formato de cartilha que visa socializar informações relacionadas à educação para as relações étnico-raciais, a partir das percepções dos estudantes e do referencial teórico. Insere-se na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do Macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A abordagem metodológica utilizada foi do tipo qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados deu-se em três etapas: bibliográfica, documental e de campo. A primeira permeou todo o processo, buscando na literatura já produzida o embasamento teórico para respaldar a investigação, utilizando os descritores “acesso e permanência”, educação profissional”, “racismo” e “relações étnico-raciais”. A segunda priorizou os documentos oficiais do IFCE relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, como o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), dentre outros. Por fim, a pesquisa de campo, feita por meio de entrevista com representantes de estudantes autodeclarados/as pretos/as e pardos/as dos cursos técnicos integrados em Informática e Nutrição e Dietética, trouxe reflexões embasadas nas experiências pessoais e coletivas dos/as entrevistados/as sobre a questão racial no processo educativo e na sociedade. Na análise dos dados, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), que consiste em conduzir a compreensão mais organizada da investigação por meio de um processo integrado de análise e de síntese. Os resultados obtidos vão de encontro ao objetivo geral, permitindo-nos adentrar nessa seara das relações étnico-raciais no processo educativo do campus Iguatu, confirmando o impacto do racismo na inclusão e êxito de pessoas negras na educação. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/864 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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