Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/877
Título: Síntese de biodiesel a partir das extrações de óleos essenciais das oleaginosas: catolé (syagrus oleracea becc) e macaúba (acrocomia aculeata), por catalise homogenia e heterogenia
Autor(es): Ferreira, Aylan de Alencar
Palavras-chave: Biodíesel
Extração
Óleos
Data do documento: 2016
Citação: FERREIRA, AYLAN DE ALENCAR. Síntese de biodiesel a partir das extrações de óleos essenciais das oleaginosas: catolé (syagrus oleracea becc) e macaúba (acrocomia aculeata), por catalise homogenia e heterogenia. TCC (Licenciatura Plena em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 76f., 2016.
Resumo: O presente trabalho visa avaliar o processo de extração de óleos de sementes naturais do sertão de Pernambuco tais como a Macaúba, o Catolé e o Licuri, a fim de analisar o rendimento de extração por solvente. Os óleos obtidos da extração por solvente foram utilizados para a obtenção de biodiesel, comparando as catalises homogênea e heterogênea. O biodiesel obtido foi caraterizado em cromatografia gasosa de coluna (CG), teste de iodo, acidez total e índice de saponificação. Ao fim foram comparados os rendimentos das reações de transesterificação, e em seguida será avaliado qual a semente de maior potencial na produção de biodiesel para a região do Sertão Pernambucano.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/877
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.