Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/887
Título: Contextualização no ensino de química: Reflexões sobre a prática docente
Autor(es): Silva, Maria Aline Araújo da
Palavras-chave: Contextualização
Ensino de química
Prática Docente
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, MARIA ALINE ARAUJO DA. Contextualização no ensino de química: Reflexões sobre a prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 62f.,2022.
Resumo: Esta monografia trata-se de uma investigação acerca do uso da contextualização nas aulas de química em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Este estudo surgiu a partir de questionamentos que buscaram entender a maneira como o professor utilizou da contextualização em suas aulas. Com isso, o trabalho fundamentou-se nas pesquisas de Schön (1992), Pimenta (1999), Tardif (2012), dentre outros. Com base na discussão teórica optou-se por realizar um estudo de campo utilizando a abordagem qualitativa, especificamente o estudo de caso. Na qual observou-se uma turma de terceiro ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de Ouricuri localizada no interior de Pernambuco, durante o período de um mês e quinze dias. Além desse instrumento, utilizou-se também uma entrevista semiestruturada com o professor da turma observada visando entender a perspectiva do mesmo em relação ao uso da contextualização nas aulas de química. Os resultados confirmaram que em todas as aulas observadas a contextualização se fez presente nas diversas metodologias utilizadas, no uso de analogias, na abordagem por meio de experimentos, jogos, aulas expositivas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/887
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA_ REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE.pdfTCC - Maria Aline Araújo da Silva1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.