Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/890
Título: Química ao alcance das mãos: produção de laboratório portátil para aulas experimentais
Autor(es): Freitas, Alexandre Gomes Marques de
Palavras-chave: Ensino
Química
Experimentação
Laboratório Portátil
Data do documento: 2015
Citação: FREITAS, ALEXANDRE GOMES MARQUES DE. Química ao alcance das mãos: produção de laboratório portátil para aulas experimentais. TCC (Licenciatura Plena em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 45f., 2015.
Resumo: A Química é uma ciência essencialmente experimental, portanto, o ensino da disciplina desacompanhado da experimentação não é coerente. Este trabalho surge da necessidade de superar a deficiência de aulas experimentais por falta de laboratório de Ciências e/ou materiais experimentais nas escolas. Para tanto, foi produzido um laboratório portátil para viabilizar experimentos simples, seguros e de fácil compreensão nas aulas de Química no Ensino Médio em uma instituição de ensino onde não há laboratório. O objetivo deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições do laboratório portátil para o aprendizado da Química e apresentar alternativas para a superação de limitações estruturais enfrentadas para promoção de aulas práticas e experimentais da disciplina. Para a produção do laboratório portátil foram utilizados materiais convencionais de laboratório e alternativos do cotidiano, organizados de modo que seja fácil sua locomoção. A análise da contribuição do laboratório portátil para o aprendizado dos conhecimentos específicos da Química foi feita com base no rendimento dos estudantes em atividades a cerca dos conteúdos abordados com experimentação. Para avaliar a aceitação dos estudantes em relação ao recurso adotado e a metodologia empregada foi elaborado e aplicado um questionário qualitativo simples. Com a integração entre teoria e prática de conhecimentos da Química utilizando o laboratório portátil nas aulas, explorando a interdisciplinaridade e a contextualização através da experimentação, foi constatado que houve melhora no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que a metodologia adotada facilitou o aprendizado dos conhecimentos específicos e que o laboratório trouxe benefícios para aulas de Química.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/890
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUÍMICA AO ALCANCE DAS MÃOS. PRODUÇÃO DE LABORATÓRIO PORTÁTIL PARA AULAS EXPERIMENTAIS.pdfTCC - ALEXANDRE GOMES MARQUES DE FREITAS1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.