Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/916
Título: Reaproveitamento de Pilhas e Baterias: Análise de Artigos Relacionados aos Livros de Química do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Varlyson Ramon Romano E
Palavras-chave: Livros didáticos
Eletroquímica
Artigos
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, VARLYSON RAMON ROMANO E. Reaproveitamento de Pilhas e Baterias: Análise de Artigos Relacionados aos Livros de Química do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 35f.,2016.
Resumo: O lixo eletrônico é mais um desafio que se soma aos diversos problemas ambientais atualmente enfrentados pela humanidade, neste sentido e levando em consideração que o estudo deste tipo de material tem um papel de fundamental importância no processo de aprendizagem dos alunos, é essencial que os mesmos saibam a maneira correta de descartá-los e como é feito seu reaproveitamento. Levando em consideração o consumo e descarte de pilhas e baterias, questiona-se: como é discutido o reaproveitamento de pilhas nos livros de química do ensino médio, nas produções científicas nacionais? Neste sentido, o presente estudo objetiva analisar a abordagem do conteúdo reaproveitamento de pilhas e baterias, com foco em livros do ensino médio e mais especificamente comparar os artigos com os livros de química do ensino médio e mostrar importância do assunto para problemática ambiental. Para realização do mesmo foi adotada o estudo descritivo do tipo pesquisa bibliográfica, as buscas nas bases de dados eletrônicas, quais sejam: SCIELO, LILACS e Google Acadêmico, proporcionaram a obtenção de 700 publicações relacionadas com o referido tema. Quando selecionado texto completo reduziu para 260 publicações, e por fim escolhendo idioma português surgiram 80, dos quais 50 estavam disponíveis. Desses, 20 publicações se relacionavam a temática escolhida. Porém, como o foco da pesquisa é reaproveitamento de pilhas e baterias nos livros do ensino médio utilizaram-se os seguintes descritores: “Reaproveitamento de pilhas e baterias”, “eletroquímica”, “físico-química”, e “Ensino Médio”. Dessa busca, foram encontrados 14 artigos, sendo três repetidos. Destarte, restaram apenas 11 publicações como amostra desse estudo por adequar-se aos critérios de inclusão e por responderem a questão norteadora. Mediante literatura consulta, pode-se afirmar que os alunos do ensino médio apresentam-se desmotivados em estudar eletroquímica pela maneira que o assunto é trabalhado em sala de aula, tornando-se muitas vezes extenso e cansativo. Dessa maneira, é imprescindível procurar outros métodos que possam despertar nos alunos mais interesse neste assunto tão importante. Diante das reflexões, percebe-se que os alunos precisam compreender a importância de pilhas e baterias para a sociedade atual tendo em vista seu alto consumo, entender mais sobre o descarte adequado e com isso adotar uma postura consciente em relação aos descarte correto.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/916
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reaproveitamento de Pilhas e Baterias Análise de Artigos Relacionados aos Livros de Química do Ensino Médio.pdfTCC - Varlyson Ramon Romano e Silva6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.