Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/931
Título: Percepção versus satisfação: um estudo de caso sobre a implementação do ponto eletrônico no IF Sertão PE, campus Floresta
Autor(es): Silva, Francismário Almeida da
Palavras-chave: Percepção
Satisfação
Ponto eletrônico
Administração
Tecnologia
Data do documento: 2018
Editor: SILVA, F. A. Percepção versus satisfação: um estudo de caso sobre a implementação do ponto eletrônico no IF Sertão PE, campus Floresta.TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 61f., 2018.
Resumo: O presente estudo aborda dois aspectos do comportamento organizacional: percepção e satisfação; correlacionando com a implantação do ponto eletrônico no IF Sertão PE. Primeiramente é apresentada uma breve contextualização sobre os temas propostos. Mais adiante, a pesquisa apresentará os temas de forma mais densa, discorrendo sobre as disfunções e fatores que influenciam a percepção; reações à insatisfação; conceitos sobre administração, ponto eletrônico e tecnologia, para dar um maior embasamento à pesquisa. Essa monografia tem como objetivo descobrir se, a percepção dos servidores sobre a implementação do ponto eletrônico no IF sertão PE, campus Floresta, influência ou não a satisfação dos colaboradores. Metodologicamente essa pesquisa se configura como descritiva, qualitativa, quantitativa e estudo de caso. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi o questionário, tendo como embasamento o referencial teórico exposto. Para compor o questionário, elaborou-se perguntas, sendo 16 objetivas e 3 subjetivas. Para aplicação do mesmo, foi utilizada a internet, através da ferramenta Google form. Faz-se necessário ressaltar, ainda, que os respondentes não tiveram seus nomes especificados e os dados foram analisados de forma conjunta, garantindo o sigilo das informações. Por fim, a análise dos resultados apresenta, que a maioria dos servidores se sentem insatisfeitos em relação à implantação do ponto eletrônico. Constatou-se que os funcionários sofrem de algum tipo de distorção perceptiva. Além disso, descobriu-se que há uma forte relação entre percepção e satisfação, ou seja, a percepção exerce influência na satisfação do trabalhador. Para alguns colaboradores existem tanto aspectos que geram satisfação, como insatisfação em relação à implantação do dispositivo, entretanto existem mais aspectos que causam insatisfação. Após a decisão da reitoria, a maioria dos servidores passaram a ter uma visão negativa da mesma, além disso, os dados apresentam que existem problemas de comunicação entre a reitoria e IF Sertão Campus Floresta.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/931
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO VERSUS SATISFAÇÃO UM ESTUDO DE CASO.pdf18,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.