Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/932
Título: As mulheres brasileiras no mercado de trabalho: participação na área de tecnologia da informação
Autor(es): Silva, Kaline Mayla Teixeira da Silva
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Mercado de trabalho
Mulheres
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, K. M. T. As mulheres brasileiras no mercado de trabalho: participação na área de tecnologia da informação.TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 61f., 2018.
Resumo: O presente trabalho busca analisar a participação da mulher no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação no Brasil. Nesse sentido, a introdução e o referencial teórico trazem um contexto histórico, apresentando que a inserção da mulher no mercado de trabalho começou durante a I e a II Guerras Mundiais, quando os homens partiam para defender seu país, deixando as mulheres na retaguarda e dispostas a exercerem suas funções nas fábricas, nos escritórios, nas universidades e inclusive as atividades paralelas à guerra. No final do século XIX e começo do século XX, a Europa assistiu a um fortalecimento dos movimentos feministas, elas reivindicavam maior participação política e maior espaço no mercado de trabalho. A partir da década de 70 as mulheres passam a conquistar a imagem de profissional competente com profissões com maior responsabilidade. Mesmo com as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, há perspectivas no mundo de que elas ainda estão longe de serem consideradas de maneira igualitária aos homens. No mercado tecnológico isso não foi diferente, pois é dominado pelo público masculino. Metodologicamente, esse trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados trabalhos desenvolvidos por meio de publicações já existentes, através de pesquisas em livros, monografias, dissertações de mestrado e artigos. Na análise dos resultados são apresentadas pesquisas que vêm mostrando o crescimento da participação feminina em cargos da Tecnologia da Informação (TI). Entretanto, ainda existe tanto no âmbito educacional quanto no profissional um desequilíbrio na participação da mulher nas áreas de ciências exatas e tecnológicas. Para a maioria das pessoas, essas áreas são destinadas apenas para o gênero masculino. No Brasil, nos setores da TI a participação feminina soma em média 24 por cento, isso em 2015. Por fim, conclui- se que a mulher tem um papel importante para o desenvolvimento da tecnologia da informação, a sua participação foi e é muito significativa. Elas lutaram muito pelo direito de ter seu próprio sustento, reconhecimento profissional e igualdades de direitos. Nesse sentido, a participação delas garante diferentes tipos de habilidades e capacidades para as organizações, gerando mais vantagem competitiva e, consequentemente, maior rentabilidade para as mesmas. Faz-se necessário destacar que ainda existem barreiras que impedem maior inserção, mas isso tem sido diminuído ao longo do tempo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/932
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS MULHERES BRASILEIRAS NO MERCADO DE TRABALHO.pdf25,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.