Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/949
Título: As melhorias que a ergonomia e as tecnologias podem proporcionar aos ambientes laborais para aumentar a qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Correia, Roama Maria Felix
Palavras-chave: Ergonomia
Tecnologia
Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 2016
Citação: CORREIA, R. M. F. As melhorias que a ergonomia e as tecnologias podem proporcionar aos ambientes laborais para aumentar a qualidade de vida no trabalho. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta,96f., 2016.
Resumo: Este trabalho aborda sobre a importância da ergonomia para o ambiente de trabalho, os avanços tecnológicos ao longo do tempo, desde os homens primitivos aos dias atuais e como esses avanços podem ajudar no dia a dia dos trabalhadores, tendo como exemplo um ambiente de escritório com uso do computador, como forma de tecnologia; com mobílias e tecnologias ergonômicas. Sabendo que o mercado mundial está cada vez mais acirrado e a competitividade está ocasionando mais responsabilidades e pressão para os trabalhadores, assim gerando uma péssima qualidade de vida. Esse trabalho também aborda como a ergonomia pode contribuir para uma melhor qualidade de vida no trabalho, através de programas que as empresas adotam e como a mesma ajuda na prevenção de doenças decorrentes do dia a dia no ambiente de trabalho. Foram utilizadas a pesquisa exploratória e a pesquisa bibliográfica como metodologia, pois, tiveram como objetivo proporcionar maior familiaridade com os assuntos e os conteúdos do trabalho foram tirados de livros, teses, artigos e bibliografias disponíveis referentes aos assuntos abordados no trabalho. Concluiu-se que a ergonomia traz benefícios a saúde do trabalhador, proporcionando ambientes mais confortáveis, assim como, satisfação, bem-estar e a melhora na qualidade de vida no trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/949
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)
Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)
Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As melhorias que a ergonomia e as tecnologias podem proporcio­.pdf23,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.