Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/950
Título: O uso da Tecnologia da Informação como estratégia competitiva nas organizações
Autor(es): Lima, Caio Endson de Souza
Palavras-chave: Estratégia
Vantagem competitiva
Tecnologia da informação
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, C. E. S. O uso da Tecnologia da Informação como estratégia competitiva nas organizações. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta,56f., 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso da Tecnologia da Informação como estratégia competitiva nas organizações. Tendo em vista a importância da estratégia para alcançar os objetivos organizacionais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de investigar sobre o uso da tecnologia para aumentar a competitividade das empresas em relação aos concorrentes. Desta forma, foi levada em consideração a contribuição da Tecnologia da Informação usada como estratégia e como isso pode levar uma organização a ter uma posição única no mercado em que atua. Para a construção do trabalho, foi pesquisado sobre o referido tema: a introdução abordou sobre estratégia competitiva, tendo como prioridade destacar o uso da tecnologia nas organizações. O referencial teórico abordou sobre Estratégia Organizacional, o processo de Gestão Estratégica, tipos de estratégias, vantagem competitiva, as estratégias genéricas, modelo das cinco forças de Porter, estratégias funcionais, análise SWOT; Tecnologia da Informação, possíveis formas de se utilizar a TI nas organizações e o impacto da TI nas organizações. Metodologicamente, a pesquisa é considerada bibliográfica, qualitativa, exploratória e descritiva. A análise dos resultados, por sua vez, apresenta a compreensão do uso da Tecnologia da Informação como estratégia competitiva, bem como, o uso da TI nas áreas funcionais, e sugestões das formas da TI para obter vantagens estratégicas. Por fim, conclui-se que a utilização da TI como estratégia é importante para auxiliar as empresas na busca de enfrentamento do desafio de criar vantagem competitiva no mercado em que atua.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/950
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da Tecnologia da Informação como estratégia.pdf19,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.