Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/955
Título: Tecnologias dos meios de pagamentos móveis: uma visão histórica
Autor(es): Santos, Henrique Monteiro
Palavras-chave: Cartão de crédito
Pagamento móvel
Tecnologia
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, H. M. Tecnologias dos meios de pagamentos móveis: uma visão histórica. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta,71f., 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como tema central os pagamentos móveis e suas tecnologias, expondo também o contexto histórico sobre o uso do dinheiro, dos cheques e depois o uso do cartão de crédito que veio tornar o uso dos pagamentos muito mais prático. Por ser um estudo de pesquisas bibliográficas, tornou-se objetivo o uso de livros, artigos, revistas, sites da internet. Tendo como objetivo central analisar uma contribuição para um aprofundamento maior tanto sobre o pagamento sem dinheiro, tanto via cartão de plástico, quanto pela ferramenta do “futuro” que são os mecanismos de pagamento móveis, mostrando o impacto que esse tipo de pagamento está causando, detalhando os aspectos técnicos e operacionais de cada uma. Detalhando também o contexto histórico por traz dos pagamentos móveis. As pesquisas demonstraram o quanto os meios de pagamentos evoluíram em termos tecnológicos, vindo do cheque, dinheiro e o cartão de crédito. Os meios de pagamentos móveis é uma tendência que vai crescer bastante, pelo simples fato de serem prático, móvel e rápidos. A conclusão traz o pagamento móvel como uma tendência mundial de redução do uso do dinheiro em papel ou moeda. Em muitos países europeus você pode passar dias sem precisar tocar numa cédula. As transações eletrônicas são mais seguras, mais práticas. O pagamento com dispositivos móveis é uma tendência irreversível.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TECNOLOGIAS DOS MEIOS DE PAGAMENTOS MÓVEIS UMA.pdf24,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.